agencia

Notícias

Atualizado em 06/02/2018 às 17h38

Prefeitura de São Luís reforça serviço de limpeza nos circuitos de Carnaval

Cerca de duzentos agentes atuarão nos circuitos oficiais da folia antes e após as festas para garantir um ambiente saudável aos foliões

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

As equipes de limpeza atuarão em todos os circuitos de festas do Carnaval de TodosA Prefeitura de São Luís está realizando ações de limpeza pública no circuito das festas do Carnaval de Todos 2018, promovido pelo Governo Estado em e Prefeitura de São Luís. A ação, coordenada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, terá cerca de duzentos  agentes atuando nos circuitos oficiais da folia. A força-tarefa acontece antes e após as festas para garantir ao público um ambiente limpo e agradável para se divertir.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informou que as equipes de limpeza atuarão em todos os circuitos de festas do Carnaval de Todos. "Os circuitos oficiais de folia se concentram no Centro de São Luís onde a Prefeitura já mantém um trabalho específico voltado para a área no que diz respeito à limpeza urbana. Entretanto, por causa das festas, vamos ampliar estas ações. Nós já estávamos com um reforço por causa do pré-Carnaval e agora vamos intensificar ainda mais este trabalho", explicou Carolina Moraes Estrela.

O Centro de São Luís já conta com coleta domiciliar e varrição diários. Especificamente no Centro Histórico a coleta é feita com caminhões de pequeno porte por causa das características geográficas e arquitetônicas da área que conta com ruas estreitas onde é proibido o tráfego de veículos de grande porte. Além disso, são feitas lavagens constantes da área para garantir a higiene.

CARNAVAL DE TODOS

O Carnaval de Todos terá três circuitos principais. Na Passarela do Samba, que receberá os desfiles dos blocos tradicionais e escolas de samba entre os dias 9 e 13, haverá equipes fazendo a limpeza da área ao longo da noite. No dia seguinte caminhões-pipa farão a lavagem do circuito e caminhões de coleta passarão recolhendo o lixo acumulado.

Já no circuito Madre Deus, que também terá programação de 9 a 13, equipes de varrição passarão pelo local logo após o encerramento da programação para que os caminhões de coleta possam fazer o recolhimento de todo o resíduo gerado durante a noite de folia. Também será feita a lavagem do circuito. O mesmo esquema será adotado no circuito Beira-Mar que acontece de 11 a 13. Nos três circuitos oficiais também serão colocados toneis para que os foliões possam descartar latinhas, garrafas PET e outros tipos de resíduos.

Carolina Moraes Estrela pede aos foliões que se divirtam sem esquecer da limpeza da cidade. "Estamos realizando uma operação de limpeza especial para o período de Carnaval, com equipes espalhadas por todos os circuitos onde acontecerão as festividades, por isso, pedimos que a população utilize as lixeiras disponibilizadas pela Prefeitura, evitando descartar o lixo de forma irregular", destaca a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana.

Nos demais locais de festa oficial também haverá reforço na limpeza. No Ceprama, a programação será no dia 10 e equipes de varrição garantirão a limpeza do local. No Espigão Costeiro haverá festejo carnavalesco dia 11 e além das equipes de varrição, haverá reforço no número de lixeiras. No dia 10 haverá programação também na Lagoa da Jansen e APA Itapiracó e a limpeza terá reforço nas equipes de varrição e coleta.

COLETA 

O serviço de coleta domiciliar também funcionará em esquema especial durante o período carnavalesco. Nos circuitos oficiais haverá caminhões de coleta exclusivamente para o recolhimento do lixo todos os dias ao longo da folia. No sábado (10) o serviço funcionará normalmente nos bairros onde o recolhimento do lixo doméstico ocorre neste dia. Na segunda-feira (12) e terça-feira (13) a coleta é normal nos bairros onde o recolhimento do lixo doméstico ocorre neste período.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem