agencia

Notícias

Atualizado em 08/02/2018 às 17h12

Prefeitura de São Luís melhora escoamento com desobstrução da rede de drenagem

Gestão municipal tem intensificado ações preventivas neste período, quando há grande incidência de chuvas na capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Nesta quinta-feira (8), a ação de limpeza de galeria, com a retirada dos resíduos, foi realizada na Avenida KennedyCom o trabalho de desobstrução da rede de drenagem pela cidade, a Prefeitura de São Luís tem reduzido os impactos das chuvas e garantido a mobilidade, especialmente em vias de grande fluxo de veículo. Executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), o serviço inclui a limpeza de canais e de galerias. Nesta semana a ação de limpeza de galeria, com a retirada dos resíduos, foi realizada na Avenida Kennedy e segue nas avenidas dos Africanos, Jerônimo de Albuquerque e no Renascença. O objetivo é prosseguir com a limpeza que é realizada continuamente como ação preventiva colocada em prática pelo prefeito Edivaldo  a fim de evitar os alagamentos.

Além da Avenida Kennedy, a execução do trabalho em outras áreas da cidade tem garantido o escoamento adequado das águas pluviais. Com isso, a ação do poder público municipal tem resultado na redução dos pontos de alagamentos, evitando transtornos em lugares que eram considerados pontos críticos – como o retorno da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o bairro São Bernardo, Aririzal, Curva do Noventa, Cohatrac e trechos da Avenida dos Africanos.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo, explica como o trabalho é realizado. "Trabalhamos de forma preventiva ao logo de todo o ano, a fim de evitar os alagamentos durante o período chuvoso, seguindo orientação do prefeito Edivaldo. Alguns locais da cidade, que não alagam mais como antes, já comprovam a eficácia desse trabalho que está sendo executado pelo poder público municipal. Por meio de ações como essa, garantimos a mobilidade, tanto aos condutores quanto aos pedestres", enfatizou o titular da pasta.

Na Avenida Kennedy, foi realizada a retirada dos resíduos que já estavam obstruindo metade da galeria, dificultando a passagem da água pluvial. Além da limpeza manual, o trabalho contou com a eficácia do caminhão hidrojato, que apresenta como vantagens o baixo custo operacional e a alta eficiência, e com o auxilio de retroescavadeira para a retirada do grande volume de lixo.

"A galeria estava funcionando com menos da metade da sua capacidade, pois estava tomada pelos resíduos descartados de forma irregular. Esse trabalho que a gente faz é de limpeza, mas também é de conscientização da população. Temos coleta domiciliar e outras estratégias como os Ecopontos para evitar o descarte irregular de resíduos sólidos. Precisamos contar com a colaboração dos moradores para a redução da quantidade de lixo que é descartada de forma irregular e, assim, evitar a obstrução da rede de drenagem", acrescentou Antonio Araujo.

Moradores do bairro aprovam a iniciativa da Prefeitura. "Vai melhorar e muito. Não só pra mim, mas pra todos que moram aqui. Muito bom mesmo esse trabalho. O prefeito está fazendo a parte dele, precisamos também fazer a nossa", disse Mônica Alípio, que trabalha nas proximidades da Avenida Kennedy há três anos. "Aqui alagava bastante. A gente espera que esse serviço ajude", completou a dona de casa Dalva Maria Mota.

COLETA DOMICILIAR

No Bairro de Fátima, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana promove a coleta domiciliar às segundas, quartas e sextas-feiras, no período diurno. Além de evitar o descarte irregular por meio do serviço de coleta, a Prefeitura investiu na implantação de Ecopontos em locais estratégicos. Os moradores do Bairro de Fátima, por exemplo, contam com um Ecoponto no Parque Amazonas, localizado na Avenida dos Africanos. O espaço recebe restos de construção civil, poda e capina, bem como materiais recicláveis, óleo de cozinha usado, móveis velhos e outros tipos de resíduos domésticos não recolhidos pela coleta domiciliar convencional.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem