agencia

Notícias

Atualizado em 10/02/2018 às 12h57

Prefeitura realiza Operação Boas-Vindas e recepciona turistas em clima de carnaval

O Bicho Terra, o Bloco Tradicional Os Foliões e o Bloco Afro Abibimã animaram todos que passaram pela Praça Benedito Leite

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Com a ação, turistas tiveram oportunidade de conhecer mais a cultura carnavalesca em São Luís

A Prefeitura de São Luís realizou  durante esta semana - na quinta, sexta e sábado - a Operação Boas-Vindas. A ação, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), recepcionou os turistas que chegaram na cidade para aproveitar o período carnavalesco. O Bicho Terra, o Bloco Tradicional Os Foliões e o Bloco Afro Abibimã animaram todos que passaram pela Praça Benedito Leite.

Com a irreverência conhecida do grupo, o Bicho Terra dançou ao som das suas músicas carnavalescas mais famosas durante a abertura oficial da Operação. "Quando o Bicho passa, a galera manda um beijo", e fez muito mais que mandar um beijo: dançou e se divertiu. Ninguém ficou parado e os visitantes de estados como Santa Catarina e Rio de Janeiro se encantaram com a magia dos personagens e o ritmo alto astral que eles apresentam a todos.

A aposentada Graça Ramos veio curtir o carnaval em São Luís e afirmou estar adorando a Ilha do Amor. "Eu não conhecia a cidade, vim com o meu marido conhecer e vamos ficar até o fim do carnaval. Um guia de turismo do hotel que estamos nos disse que haveria esse evento e anotamos na agenda. Foi lindo conhecer mais da cultura de vocês, estamos apaixonados por São Luís", afirmou.

No segundo dia do evento, o Bloco Tradicional Os Foliões mostrou a essência da cultura ludovicense, único lugar no mundo com este tipo de Bloco. As vestimentas chamativas e os diversos tipos de tambores encantaram o público, mostrando as belezas do Maranhão, também nas letras das músicas, que falam de diversos temas - desde relacionamentos à diversão do período carnavalesco.

O principal objetivo deste programa, realizado todos os anos, é apresentar a cultura de São Luís aos visitantes. "A gente precisa mostrar que a nossa cultura é rica e variada. Os grupos que se apresentaram interagiram com o público, convidando-os para dançar e tirar fotos para se sentirem próximos da nossa cultura. Assim são os eventos pensados pela secretaria, voltados para o turista se sentir acolhido pela nossa cidade", explicou Socorro Araújo, secretária municipal de Turismo.

Animados por grupos tradicionais, turista são recepcionados por ação da Prefeitura

O encerramento das atividades ficou por conta do Bloco Afro Abibimã, com suas raízes africanas que são tão presentes em São Luís até os dias atuais. As batidas animadas também não deixaram os turistas parados. Além de interagirem, muitas pessoas perguntaram ao grupo sobre as suas vestimentas, que chamam a atenção devido à simplicidade e à exuberância ao mesmo tempo, com cores voltadas para a matriz africana, como o marrom, o vermelho e o branco.

A paraense Rita de Cássia tirou foto com o grupo e apoiou a iniciativa. "Eu sempre venho a São Luís aproveitar os períodos festivos, e ver uma ação como essa é muito bom. Devo ficar por aqui até o fim do carnaval. A cidade está lotada e eu acredito que vai ser um carnaval lindo demais", afirmou.

CARNAVAL DE TODOS

A programação oficial do Carnaval de Todos 2018, uma realização do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís, foi aberta nesta sexta-feira (9), com a entrega simbólica da chave da cidade à corte momesca. A programação completa, com dezenas de atrações espalhadas por toda a Ilha, pode ser acessada por meio do site da Prefeitura de São Luís no www.saoluis.ma.gov.br.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem