Notícias
Cortejo literário e espetáculo carnavalesco marcam o período momesco na Biblioteca Municipal
O projeto Carnaval Cultural reuniu, na Biblioteca Municipal, atividades voltadas para leitura, valorização da cultura e entretenimento
A programação contou com a participação da corte momesca
Carnaval é tempo de folia e diversão, mas também surge como uma oportunidade para incentivar a leitura e contagiar crianças e adolescentes. Os pequenos puderam aproveitar e aprender muito sobre o universo literário na programação do projeto Carnaval Cultural: leitura e folia, da Biblioteca Municipal. Foram quatro dias de atividades incluindo roda de conversa, oficina de máscara de fofão, cortejo literário, contação de história, espetáculo teatral e bailinho carnavalesco.
O encerramento da programação contou com um cortejo literário pelas ruas do Bairro de Fátima, animado pela banda Piratas da Ilha. "É a primeira vez que fazemos um cortejo pelas ruas e iremos aderir a esta prática, pois é uma forma de levar a Biblioteca para mais perto da comunidade, chamá-los para nos conhecer, além de levar uma mensagem sobre o livro, aproximar as crianças da Biblioteca e incentivar a leitura", ressaltou a diretora da Biblioteca Municipal, Rita Oliveira.
O cortejo finalizou na sede da Biblioteca onde o grupo Laborarte encantou o público com o espetáculo "Foliões de Momo", misturando músicas e cenas teatrais. "Este espetáculo é próprio para o carnaval e o realizamos há dois anos, sendo a primeira vez que estamos vindo na Biblioteca Municipal. Para nós, é muito bom esse contato em diferentes espaços e as crianças ficam atentas e interagem bastante, principalmente pela animação, teatro e histórias", frisou a artista popular Camila Reis, integrante do Laborarte.
O encerramento das atividades foi marcado por um cortejo pelas ruas do Bairro de Fátima
Com 30 integrantes fantasiados, o grupo relembrou machinhas de carnaval e contou histórias de vários personagens. Maria Júlia, 9 anos, moradora do Bairro de Fátima, se divertiu com os amigos e entrou na brincadeira. "Já tinha vindo na Biblioteca, mas hoje foi mais divertido. Brinquei bastante e o que mais gostei foi a peça do macaco", disse. Na oportunidade, a Corte Momesca de São Luís 2018 esteve presente e também interagiu e dançou com o público.
OFICINA
Desde 1986, ano de formação no curso de Artes Plásticas, a arte-educadora e gestora cultural Kátia Castro promove oficinas temáticas sobre a cultura maranhense, com o objetivo de apresentar os seus personagens e gerar pertencimento, durante o ano inteiro. As atividades são realizadas por meio de parcerias com prefeituras, como a Oficina de Máscara de Fofão que aconteceu na Biblioteca Municipal, e também com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A artista plástica iniciou a Oficina de Máscara de Fofão com uma breve introdução sobre o personagem, que usa um macacão feito de chita, uma varinha para enxotar os cachorros, bonequinha para pedir dinheiro e a famosa máscara horripilante. "A proposta foi fazer chaveiro de máscaras de fofão. A técnica usada foi a papietagem, que utiliza várias sobreposições de cola, jornal e tinta. A teoria e prática têm que andar juntas, essa é a melhor maneira da criança absorver o conteúdo", explica Castro.
Crianças participaram de oficina para confecção de máscaras de fofão
O integrante do Conselho Pacto pela Paz e da Pastoral Família da Paróquia de Fátima, no Bairro de Fátima, André Gomes, conta que as duas organizações apoiaram o evento com lanche e o carro de som que anunciou a atividade na comunidade. "Essa oficina faz um resgate da cultura maranhense e de valores como cidadania, fraternidade e solidariedade. E nos deixa muito feliz ver que o nosso trabalho faz a diferença na vida das nossas crianças", compartilha Gomes.
Guilherme Sousa, 9 anos, foi um dos alunos do 4º ano do Educandário Manoel da Conceição Pinheiro Sobrinho, no Bairro de Fátima, que participaram da Oficina. "Já conhecia o fofão, mas foi a primeira vez que fiz uma máscara. Foi bem legal. Gosto de brincar no Carnaval, jogar espuma e maisena", conta.
CARNAVAL CULTURAL
O projeto reuniu atividades em torno da leitura, cultura e entretenimento, sendo realizadas no prédio da Biblioteca com crianças da comunidade, no Centro de Ensino Estado do Amazonas para alunos do Ensino Médio e pelas ruas do Bairro de Fátima.
O primeiro dia contou com a roda de conversa "Brincar sem brigar", facilitada pelo coordenador-adjunto da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Maranhão e representante do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro de Fátima, Carlos Sérgio Sousa Araújo. O bate-papo aconteceu no C. E. Estado do Amazonas, no Bairro de Fátima, com estudantes do ensino médio.
Leia mais sobre Cultura

Prefeitura de São Luís realiza concurso da Corte Momesca neste domingo (17)

Prefeitura de São Luís inicia montagem da Passarela do Samba no Anel Viário

Prefeitura de São Luís divulga programação da Passarela do Samba para o Carnaval 2019

Prefeitura firma mais uma parceria para promover inclusão no Carnaval de Passarela 2019

Prefeitura de São Luís divulga resultado da Chamada Pública de Ocupação da Galeria Trapiche