agencia

Notícias

Domingo, 18/02/2018 - 09h20

Prefeitura de São Luís reforça monitoramento de áreas de risco na cidade com ações diárias

Ação é um trabalho permanente da gestão municipal durante todo o ano e que ganha reforço com a chegada do período chuvoso

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Equipe da Defesa Civil durante visita a residência em área de risco

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) via Defesa Civil, intensificou o serviço de monitoramento das áreas de risco mapeadas na capital. O trabalho, que é diário e acontece inclusive nos fins de semana, segue orientação do prefeito Edivaldo. Neste fim de semana as equipes da Defesa Civil estiveram vistoriando imóveis nos bairros Vila Lobão, Vila Dom Luís e Residencial João Alberto. A intenção do poder público municipal é acompanhar a situação e avaliar os impactos das chuvas nas áreas. 

"A ação que estamos desenvolvendo é continuidade do monitoramento e da campanha educativa, trabalho realizado pela Prefeitura de São Luís ao longo de todo o ano. Intensificando esse serviço, a nossa proposta é visitar todos os 59 pontos de risco da cidade, catalogados pela nossa equipe", ressaltou a superintendente da Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros, pontuando que as vistorias são acompanhadas por abordagens educativas, a fim de evitar novas ocupações em áreas de risco.

Na região da Vila Lobão, foram visitadas as ruas São Raimundo e a Jurandir Filho. Já no Residencial João Alberto, a defesa civil esteve em ruas como Irene de Souza, Amélia Alves e Terezinha de Souza. O trabalho incluiu o monitoramento de bairros como Anil, Novo Angelim, Isabel Cafeteira, Pão de Açúcar, João de Deus, Vila Progresso, Cantinho do Céu, Vila Marinho, Fé em Deus, Pirapora, Cohama e Turu.

Esse monitoramento constante, além de pretender reduzir a quantidade de áreas de risco pela cidade, tem o objetivo de orientar os moradores sobre os perigos de permanecer em locais apontados como de risco, principalmente durante o período chuvoso. A Defesa Civil também orienta as famílias acerca da forma de agir em casos de possíveis deslizamentos ou desabamentos. A ação reflete a preocupação da gestão municipal com o bem-estar das pessoas que vivem nesses locais.

AÇÃO

Além do trabalho realizado pela Defesa Civil, a Prefeitura de São Luís atua executando serviços nas áreas da Habitação, Assistência Social e de Obras e Serviços Públicos. Para reduzir o impacto das chuvas nas áreas de risco o poder público municipal executa em áreas estratégicas serviços de drenagem e pavimentação e, a fim de garantir o bem-estar de moradores, a Prefeitura concedeu benefícios através de programas como o Aluguel Social e o 'Minha Casa, Minha Vida', do Governo Federal.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem