agencia

Notícias

Sexta-feira, 23/02/2018 - 15h22

Prefeitura de São Luís realiza ação de plantio de mudas em escolas da rede municipal

Alunos das U.E.Bs. Pastor Estevam Angelo de Souza e Governador Jackson Képler Lago, na Cidade Operária, participaram da ação

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Crianças aprendem sobre o meio ambiente e cuidados com as plantas durante plantio em escolas

Com o objetivo de ampliar áreas verdes na cidade e promover a conscientização da população para a importância do cuidado com o meio ambiente, a Prefeitura de São Luís realizou, nesta sexta-feira (23), uma ação de plantio de cerca de 250 mudas com alunos das Unidades de Educação Básicas (U.E.Bs.) Pastor Estevam Angelo de Souza e Governador Jackson Képler Lago, na região da Cidade Operária. Durante a atividade, os estudantes puderam aprender técnicas de manejo de plantas e receberam lições de educação ambiental. As mudas plantadas são de árvores frutíferas como caju, acerola e goiaba, além de plantas arbóreas como ipês e jacarandás.

Antes do plantio, as crianças aprenderam como tratar o solo, como regar as mudas e que nutrientes são necessários para o desenvolvimento das plantas. Também foi destacada a importância de se arborizar a cidade, que ganha mais áreas com sombras, o solo fica mais protegido da erosão e animais como pássaros têm mais árvores onde se abrigar e fazer seus ninhos.

A ação de plantio envolveu diversos órgãos da administração municipal. A limpeza dos locais onde foram plantadas as mudas, coveamento e assistência ao plantio foi feito pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Equipes de educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed) tiraram as dúvidas dos estudantes sobre os cuidados com o meio ambiente. As mudas plantadas foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). O plantio no entorno de escolas é uma ação do Jardim da Minha Escola, um dos eixos do programa São Luís Cidade Jardim, desenvolvido pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur). Com o Jardim da Minha Escola a Prefeitura de São Luís pretende melhorar a ambiência escolar, além de reconhecer, estimular e apoiar a jardinagem nas unidades de ensino.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, destacou a importância da arborização do entorno das escolas. "Com isso nós não apenas melhoramos a qualidade do ambiente escolar, mas também conseguimos incentivar os alunos da nossa rede a se preocupar com o meio ambiente. E a partir de uma ação como esta, que é o plantio de árvores, nós falamos sobre cuidados com o solo, com a água, então, é uma atividade pedagógica fundamental esta que estamos fazendo aqui", disse o gestor.

APRENDIZADO

Durante a atividade as crianças ficaram muito animadas e quiseram participar de todo o processo do plantio. Foi o caso de Maria Vitória Santos da Conceição, 10 anos, que gostou de ter participado da atividade. Agora ela disse que vai falar aos familiares e amigos sobre a importância de preservar áreas verdes. "Eu achei bem divertido plantar árvores porque a gente ajuda a natureza e quando a árvore crescer ela vai dar frutos para os outros alunos da escola", disse.

Kauã Gabriel Rodrigues, 8 anos, plantou uma muda pela primeira vez na vida e disse que vai cuidar para que ela cresça saudável. "Quando as árvores crescerem, a escola vai ficar bem mais bonita, por isso, temos que cuidar delas, regar, para que elas cresçam e tenham frutos", comentou.

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

A secretária Municipal de Meio Ambiente, Maluda Fialho, informou que as mudas doadas às escolas foram obtidas por meio de compensação ambiental. "Sempre que um empreendimento é instalado em São Luís e necessita fazer a supressão da vegetação de determinada área nós solicitamos que seja feita a compensação por meio do plantio em outra localidade ou da doação de mudas ao município para que possamos fazer a arborização da cidade. Este trabalho nas escolas faz parte no nosso trabalho de expansão de áreas verdes", explicou.

O Jardim da Minha Escola é desenvolvido desde 2014 pela Prefeitura de São Luís. O presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho, informou que o plantio realizado hoje foi o primeiro de uma série que está programada para ocorrer ao longo do ano de 2018. "No próximo fim de semana teremos ações de plantio em mais duas escolas da rede municipal e vamos seguir com esta agenda até o fim do ano para chegarmos ao maior número de escolas de São Luís", disse.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem