agencia

Notícias

Sábado, 24/02/2018 - 12h15

Prefeitura reforça ações na Cidade Olímpica com o Todos por São Luís

Nesta edição, o Todos por São Luís ofereceu, entre outros serviços, um grande mutirão de prevenção do glaucoma e da catarata

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo avaliou positivamente a realização de mais uma edição do Programa Todos por São Luís

A caravana itinerante de serviços sociais desenvolvidos pelo Programa 'Todos por São Luís" contemplou pela segunda vez a comunidade da Cidade Olímpica, uma das regiões mais populosas da capital maranhense. O prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama Camila Holanda, do vice-prefeito Júlio Pinheiro e do deputado federal Weverton Rocha, participou da culminância da ação, na 57ª edição do programa que, neste sábado (24), ofereceu, entre outros serviços, um grande mutirão de prevenção do glaucoma e da catarata. A ação aconteceu na Unidade de Saúde da Família Dra. Maria Arycelia.

"O Todos por São Luís é sempre um dia muito especial, uma grande festa da cidadania promovida por esse programa já consagrado e abraçado pela população. Essa é uma ação que também nos permite conversar com as pessoas, ouvir seus anseios e, assim, direcionarmos melhor os serviços públicos municipais, conforme as demandas das comunidades contempladas pelo programa", afirmou o prefeito Edivaldo.

A ação tem como finalidade principal ofertar, em forma de grande mutirão, diversas atividades e atendimento ao público nas áreas da saúde preventiva, educação, cultura, esporte e lazer, segurança alimentar, serviço social, capacitação profissional, entre outras.

Perto de casa, moradores buscaram serviços oferecidos pela Prefeitura durante o Todos por São Luís

Para a primeira-dama, Camila Holanda, que é coordenadora geral do programa, o "Todos por São Luís" tem a marca da participação popular e do modo democrático de governar do prefeito Edivaldo, pois é construído em parceria com as lideranças comunitárias que apontam nas rodas de diálogo as necessidades mais prementes da população.

"Já são quase 60 edições de um programa construído com muito carinho e que tem levado serviços tão importantes à população. A cada edição buscamos fazer novas parcerias, nas mais diversas áreas possíveis, para levarmos à comunidade um número maior de serviços. E o melhor de tudo, é que a ação possibilita essa aproximação entre a Prefeitura e a população", afirmou a primeira-dama, Camila Holanda.

No evento, o vice-prefeito Júlio Pinheiro destacou a importância dos serviços prestados à população. "A ação integra o conjunto de esforços realizados pela gestão para garantir direitos básicos e essenciais à população, de uma forma mais direta e em articulação com a própria comunidade que apresenta seus anseios", observou Júlio Pinheiro.

Na culminância do programa na Cidade Olímpica, a população teve acesso a atendimentos de saúde como consultas com clínico geral, oftalmologista, pediatra, ginecologista, nutricionista, dentista, além de atendimento de saúde bucal, aferição da pressão arterial, teste rápido de HIV e aconselhamento, distribuição de preservativos, orientação sobre tuberculose, cadastro para cartão do SUS, farmácia básica, vacinação humana e animal, entre outros serviços.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, também participou da culminância da ação na Cidade Olímpica. "Os serviços de saúde têm sempre uma forte presença nas culminâncias das ações do programa. Neste sábado, realizamos um grande mutirão para prevenção do glaucoma, ofertando consultas e orientações para a população cuidar melhor da saúde da visão", ressaltou Lula Fylho.

A ação ofereceu serviços na área da saúde preventiva, com aferição de pressão arterial e glicemia

O deputado federal, Weverton Rocha, também prestigiou o evento, oportunidade na qual destacou o alcance social do projeto. É sempre uma grande satisfação participar desse programa tão exitoso da Prefeitura de São Luis, que demarca a gestão de democrática realizada pelo prefeito Edivaldo", disse o parlamentar. Também prestigiou a ação o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo.

A aposentada Maria de Lurdes Alves, 70 anos, moradora da Cidade Olímpica, chegou cedo ao local para consultar-se com o oftalmologista. "Precisava fazer a revisão, pois a gente que é idoso não pode descuidar da vista", disse a aposentada.

A dona de casa Maria Barros, 39 anos, também aproveitou a oportunidade para realizar consultas com clínico geral e verificar a pressão arterial. "É muito bom contar com ações como esta, pois vivemos uma rotina de muita correria e nada melhor que um mutirão desse perto de casa, em um sábado", relatou.

RENDA

Um dos objetivos do programa é, também, gerar renda e emprego para a comunidade local. Para isso, durante a semana, os moradores recebem capacitação em diversas oficinas, como panificação, confecção de artesanatos, aproveitamento de materiais reciclados, elaboração de bombons regionais, salgados, sorvete, entre outros produtos.

Além dos serviços de saúde preventiva, os moradores da Cidade Olímpica e bairros vizinhos também receberam atendimento social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde obtiveram informações sobre Cadastro Único, recadastramento do NIS e orientações sobre o Bolsa Família. A comunidade contou, ainda, com orientações do Espaço do Empreendedor, para formalização de pequenos negócios; e o atendimento do Seja Digital, para aquisição do kit de conversão da TV analógica para o sistema digital.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem