agencia

Notícias

Terça-feira, 27/02/2018 - 09h05

Prefeitura de São Luís investe em ações na área da iluminação pública e segue modernizando a cidade

A modernização da iluminação pública abrange a substituição de lâmpadas por mais modernas, com iluminação branca, mais eficiente e econômica

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura trabalha no parque de iluminação da cidade, abrangendo diversos bairros de São LuísA Prefeitura de São Luís segue investindo na expansão e modernização do parque de iluminação pública na cidade. As melhorias estão beneficiando moradores de bairros como a Cidade Olímpica, que fica em uma das regiões mais populosas da capital. A intenção do poder público municipal, por meio desse trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), é, além de tornar São Luís mais iluminada, aumentar a  segurança.

O objetivo dos investimentos é beneficiar a população e tornar a cidade mais iluminada, tanto nas avenidas como nos interiores dos bairros, favorecendo os moradores com a ação de modernização. O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo, destaca que a ação tem transformado a vida de muitos moradores.

"O prefeito Edivaldo está investindo em qualidade de vida e mobilidade. As pessoas evitam circular por vias mal iluminadas, por uma questão de segurança. Com o investimento nesta área a Prefeitura também contribui para a segurança nos bairros.  A Prefeitura avançou muito com esse trabalho de iluminação pela cidade e muito mais ainda vamos avançar", ressalta o titular da Semosp.

A modernização da iluminação pública abrange a substituição de lâmpadas vapor de sódio (amarelas), por outras do tipo vapor metálico (brancas), que possuem maior capacidade de iluminação e são mais duráveis. No Residencial Pinheiros, houve a troca de cerca de 400 pontos de amarela para branca. Além da substituição, o poder público municipal tem investido na ampliação de pontos iluminados pela cidade. No Bloco C da Cidade Olímpica, por exemplo, mais de 600 novas lâmpadas já foram instaladas.

Os serviços do Programa de Expansão, Melhoria e Modernização do Parque de Iluminação de São Luís são executados em grandes avenidas e ruas da zona urbana e zona rural da capital. Muitas dessas novas áreas contempladas na zona rural estão em comunidades como o Itapera, Maracanã, Quebra-Pote, Piçarreira, Coquilho, Rio Prata, Vila Guará, Maracujá, Inhaúma, Igarau, Estiva, Mata de Itapera, Vila Tinair, Vila Itamar, Vila Maranhão, Vila Nova República, Rio Grande, Vila Samara, São Joaquim, Santa Helena, Vila Brasil, Tajipuru, entre outras.

Além dessas áreas, da Cidade Olímpica e do Residencial Pinheiros, a ação já contemplou bairros como Planalto Pingão, João Paulo, Vila Brasil, Centro Histórico, São Cristóvão, Jardim São Raimundo, Madre Deus, Monte Castelo, Fé em Deus, Cruzeiro de Santa Bárbara, São Raimundo, Vila Vitoria, Jardim São Cristóvão, Ipem São Cristóvão, Residencial Nova Vida, Nova Jerusalém, Apeadouro, Liberdade, Vila Passos, bairros do Itaqui-Bacanga, entre outros.

CIDADE OLÍMPICA

Das mais de 600 novas lâmpadas já instaladas na Cidade Olímpica, 71 novas luminárias foram instaladas na Avenida dos Agricultores. A via, antes intrafegável por conta da falta de iluminação, ganhou funcionalidade, principalmente no período noturno. No local, foram instaladas lâmpadas com tecnologia do tipo High Intensity Discharge, luzes brancas que possuem descarga de alta intensidade e tornam o ambiente ainda mais iluminado.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem