agencia

Notícias

Quinta-feira, 08/03/2018 - 08h57

Prefeitura de São Luís investe em obras de infraestrutura na capital

Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos realiza ações voltadas para melhorias na pavimentação, iluminação pública e drenagem

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Trabalho tem o objetivo de melhorar, cada vez mais a infraestrutura da cidade

Diariamente, a Prefeitura de São Luís tem executado serviços na área de infraestrutura pela cidade. O trabalho da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) é realizado principalmente para melhorias na pavimentação, na iluminação pública e no sistema de drenagem da capital. Entre outros bairros e vias, receberam os serviços avenidas como Daniel de La Touche, Litorânea e Brasil, no trecho localizado entre o Jardim América e a Cidade Olímpica.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, afirma que o trabalho da secretaria é contínuo e tem o objetivo de melhorar, cada vez mais, a infraestrutura da cidade. "Trabalhamos todos os dias, com um cronograma extenso de serviços, com a intenção de promover melhorias na vida da população ludovicense. Com ações como a recuperação do pavimento e a manutenção do sistema de drenagem e da iluminação pública, estamos, entre outros benefícios para a população, melhorando a mobilidade urbana", diz o secretário.

Com os serviços de pavimentação e recuperação de trechos do asfalto, realizada por meio do programa Asfalto na Rua, estão sendo contemplados bairros como Alemanha, Cohatrac, Tibiri, Coroadinho, Cruzeiro do Anil, Cohafuma, São Raimundo, Bequimão e Cohaserma; além de avenidas como Alexandre Moura, São Luís Rei de França, Lourenço Vieira da Silva e Guajajaras.

Para manutenção do pavimento, a Prefeitura de São Luís segue com o trabalho corretivo e preventivo com tratamento superficial do asfalto na Avenida dos Holandeses. As intervenções têm o objetivo de propiciar maior durabilidade da camada asfáltica e promover melhorarias à infraestrutura viária dos principais corredores de fluxo intenso da cidade. O trabalho garante uma superfície mais uniforme, evitando trepidações e garantindo melhor fluidez dos veículos.

Na Avenida Litorânea, o poder público municipal trabalha na troca de pontos de refletores, assim como no Parque do Bom Menino, onde está ocorrendo a manutenção de 101 pontos de iluminação. Os serviços do Programa de Expansão, Melhoria e Modernização do Parque de Iluminação de São Luís são executados em grandes avenidas e ruas da zona urbana e zona rural da capital. Muitas dessas novas áreas contempladas na zona rural estão em comunidades como o Itapera, Maracanã, Quebra-Pote, Piçarreira, Coquilho, Rio Prata, Vila Guará, Maracujá, Inhaúma, Igarau, Estiva, Mata de Itapera, Vila Tinair, Vila Itamar, Vila Maranhão, Vila Nova República, Rio Grande, Vila Samara, São Joaquim, Santa Helena, Vila Brasil, Tajipuru, entre outras.

Além dessas áreas, da Cidade Olímpica e do Residencial Pinheiros, a ação já contemplou bairros como Planalto Pingão, João Paulo, Vila Brasil, Centro Histórico, São Cristóvão, Jardim São Raimundo, Madre Deus, Monte Castelo, Fé em Deus, Cruzeiro de Santa Bárbara, São Raimundo, Vila Vitoria, Jardim São Cristóvão, Ipem São Cristóvão, Residencial Nova Vida, Nova Jerusalém, Apeadouro, Liberdade, Vila Passos, bairros do Itaqui-Bacanga, entre outros.

DRENAGEM

Na área de drenagem, equipes da Semosp estão atuando na Cidade Olímpica e Janaína, com limpeza mecanizada de canal, e em vias como a Avenida Daniel de La Touche, a Rua Marechal Hermes, no São Cristóvão, e a Avenida Litorânea, com desobstrução de bueiros e galerias.

O poder público municipal está investindo, ainda, na execução de cortina em concreto estrutural em galeria natural para a proteção de talude em área residencial na Rua Senador Pompeu, na Vila Isabel. As equipes da Semosp para serviços com concreto trabalham também na Avenida Tibiri, para contenção de erosão no corredor de ônibus; no Piancó, para contenção de erosão em área residencial; e no Cohapan, com a construção de galeria.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem