agencia

Notícias

Sexta-feira, 09/03/2018 - 18h45

Prefeitura de São Luís incentiva consciência ecológica com plantio em escolas da rede municipal

Cerca de 100 mudas de árvores frutíferas e ornamentais foram plantadas pelos estudantes das U.E.Bs. Recanto dos Pássaros e Anexo ISEMA - Tancredo Neves, localizadas na Cidade Operária

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 Primeira-dama Camila Holanda incentiva a consciência ecológica na infância

Mais duas escolas da Rede Pública Municipal de São Luís são contempladas com o projeto "Jardim da Minha Escola", implantado na gestão do prefeito Edivaldo. Nesta sexta-feira (9), cerca de 100 mudas de árvores frutíferas e ornamentais foram plantadas pelos estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Recanto dos Pássaros (Educação Infantil) e Anexo ISEMA - Tancredo Neves (Ensino Fundamental), ambas localizadas no bairro Cidade Operária. Além de fomentar o plantio, a ação também gera cuidado e amor com o meio ambiente. A primeira-dama, Camila Holanda, madrina do programa São Luís Cidade Jardim, participou do evento.

O projeto da Prefeitura é desenvolvido por meio das secretarias municipais de Educação (Semed), Meio Ambiente (SEMMAM), Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e Comitê Gestor de Limpeza Urbana. A ação compreende as atividades do eixo Jardim da Minha Escola desenvolvido por meio do programa São Luís Cidade Jardim. "Em tempos em que as crianças acabam se encantando bem mais com os vários recursos tecnológicos disponíveis, estimular o amor pela natureza é tarefa indispensável para que elas desenvolvam desde pequenininhos a convivência no ar puro, e assim descubram a delícia da sombra de uma árvore e, acima disso tudo, despertem o sentimento de querer tornar o mundo melhor", disse a primeira-dama.

De acordo com o presidente do Impur, Luiz Borralho, até o fim do primeiro semestre outras escolas da rede municipal também deverão integrar a ação de plantio. "A Prefeitura deu início a esta grande ação sequênciada de plantio, que contempla também o sentimento de cuidado, zelo e acima de tudo amor ao meio ambiente. Duas escolas já foram contempladas e o cronograma é alcançar ainda mais equipamentos que se tornem referência na consciência paisagística de nossa cidade", pontuou.

O plantio de mudas foi acompanhado ainda pelo secretário adjunto de Administração e Finanças da Semed, Carlos Alberto Viegas, que representou o Secretário de Educação, Moacir Feitosa. Segundo o professor Carlos Alberto Viegas, a meta da Prefeitura de São Luís é implantar jardins, hortas, árvores frutíferas e plantas medicinais em pelo menos 90% das escolas da rede municipal.

 

Ele destaca o caráter pedagógico do projeto, implantado na gestão do prefeito Edivaldo. "É um projeto que estimula a preservação ambiental e que também promove a aprendizagem por meio da identificação dos tipos de árvores, cuidados com as mesmas, e outras informações importantes sobre o meio ambiente", ressalta Viegas.

Além do plantio de mudas, o Impur e a Semed vão prestar assistência no que diz respeito ao manejo, podas, adubações, limpezas e irrigações quando necessário, e também na realização de oficinas, não só para os estudantes, como também para as famílias da comunidade, para que esta ação educativa possa se estender para toda a região onde a escola está inserida.

ESPÉCIES

Entre as mudas plantadas nas unidades de ensino estão de acerola, abacate, manga, caju e pitanga, além de plantas arbóreas como o Jacarandá e o Ipê. A professora Jeannie Rodrigues, do Infantil I na U.E.B. Recanto dos Pássaros, diz que o projeto Jardim da Minha Escola traz uma consciência maior sobre a preservação ambiental não só para os alunos, mas para todos os servidores. "Com certeza, teremos mais cuidado com a natureza depois de vermos esse projeto sendo implantado na escola", destacou Jeannie.

No Anexo ISEMA, que tem aproximadamente 600 estudantes nos três turnos, o projeto vai valorizar as áreas livres, promovendo o paisagismo, estimulando o plantio e a preservação do meio ambiente, segundo informou a gestora geral Elza Maria Bastos Matos.

A estudante Mariana Dávila Macedo, 7 anos, do 1º ano do Ensino Fundamental, diz que o projeto vai ajudar os estudantes a cooperarem com o meio ambiente, plantando e cuidando. Helen Thamires Sousa, 7, também do 1º ano, fala que "todos precisam preservar e cuidar das plantas para que elas crescem bonitas".

 

PROGRAMA

Macroprojeto São Luís Cidade Jardim é executado pela Prefeitura de São Luís, por meio do Impur, com a colaboração de outras 12 secretarias e fundações da administração municipal, empresas privadas e a população. Este ano, a Prefeitura já realizou o plantio de mais de 250 mudas de árvores frutíferas e plantas ornamentais nas U.E.Bs Pastor Estevan Ângelo e Jackson Lago, do Núcleo Cidade Operária.

Estruturado em oito eixos - Jardim da Minha Empresa, Jardim da Minha Escola, Portais da Minha Cidade, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada e Minha Árvore - o programa tem como meta trabalhar o paisagismo de rotatórias, adotar praças além de arborizar canteiros centrais em avenidas e o plantio de árvores.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem