agencia

Notícias

Quarta-feira, 14/03/2018 - 14h36

Prefeitura atua com várias frentes de trabalho para minimizar impacto das fortes chuvas na capital

Nesta quarta-feira (14), a gestão municipal, seguindo orientação do prefeito Edivaldo, deu segmento à ação de limpeza de galerias no Mercado Central e outros bairros da cidade, ações de limpeza de vias e capina também foram reforçadas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís está atuando diariamente com várias frentes de trabalho em diferentes regiões da capital com ações de desobstrução de galerias e bueiros e requalificação e limpeza de vias com o objetivo de minimizar os danos causados pelas fortes chuvas que têm caído em São Luís. A previsão do Núcleo Geoambiental (NuGeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) é de que o volume de chuvas do trimestre (fevereiro, março e abril) de 2018 ultrapasse 15% da média histórica do período que é de 1276,9mm.

Nesta quarta-feira (14), equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviço Públicos (Semosp) atuaram de forma imediata para reduzir os impactos das fortes chuvas iniciadas na madrugara e que perduraram durante toda a manhã. Uma das áreas que recebeu equipes da Semosp foi a do Mercado Central onde a secretaria realizou a limpeza manual e mecanizada de bueiros e galerias, com a remoção de resíduos que estavam obstruindo o sistema de drenagem, prejudicando a passagem das águas pluviais.

No local, houve, ainda, o trabalho em áreas impactadas com as fortes chuvas, diminuindo de forma mais eficaz pontos de alagamento na região do mercado. O trabalho, seguindo orientação do prefeito Edivaldo, é feito de maneira contínua com execução da Semosp, que mantém um cronograma permanente de ação que contempla regularmente todos os bairros da cidade.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, reforça que os serviços públicos na área da limpeza são desenvolvidos de forma a mitigar os problemas causados pelas chuvas. "Trabalhamos diariamente com um extenso cronograma de serviços e ações que beneficiam, principalmente, áreas identificadas como possíveis pontos de alagamento. Nossa intenção é reduzir ou até eliminar esses pontos, realizando a manutenção para que o sistema drenagem funcione adequadamente", destaca o titular da Semosp.

Equipes da Semosp também estiveram nos bairros como Janaína e Cidade Olímpica, com a limpeza mecanizada do canal; a Ponta d'Areia, com a desobstrução do sistema de drenagem em área que dá acesso à Península; o Tibiri, com execução de rede de drenagem; a Cohama, com a limpeza e desobstrução de bueiros no elevado; e o Anjo da Guarda, com desobstrução de galerias pelo percurso por onde passará a tradicional Via Sacra. Avenida da Saudade no São Raimundo também está recebendo obras. 

Prefeitura leva serviços de infraestrutura ao bairro São Raimundo

CANAL DO PORTINHO

A ações da Prefeitura da região foram iniciadas na primeira gestão do prefeito Edivaldo, a exemplo da implantação do sistema de macrodrenagem na região com o Canal do Portinho. Com extensão de 300 metros, com dois de profundidade e seis metros de largura – o canal contribui para reduzir inundações em torno das áreas do Mercado Central e Portinho. A ação incluiu a conclusão do sistema de drenagem da região, passando por vias como as avenidas Magalhães de Almeida e Guaxenduda; nas ruas 7 de Setembro, Antônio Rayol, Jacinto Maia, Leôncio Rodrigues, Regente Bráulio; e na Praça do Mercado Central.

A manutenção do sistema é feita periódicamente e soma-se as ações de limpeza que são diárias. O descarte irregular de lixo na região, bem como em outros pontos da capital, é um dos grandes problemas enfrentados no sentido de manter o sistema de drenagem desobstruído. O apoio da população é importante nesse sentido e fundamental para evitar alagamentos.

REFORÇO

Para ampliar a prestação destes serviços a Prefeitura de São Luís está reforçando as equipes com a contratação de novos agentes de limpeza. Os primeiros profissionais já começaram a trabalhar nesta quarta-feira (14), executando serviços de capina e roçagem na Avenida Colares Moreira. Nas próximas semanas mais agentes irão reforçar o serviço de limpeza em São Luís, intensificando o trabalho que já é realizado diariamente.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância de ampliar o número de agentes que trabalham na cidade. "Com o crescimento urbano e populacional é natural que a demanda de serviços aumente, então, a gente precisa ir adequando nossa logística de trabalho para atender melhor à população. Essas adequações seguem as determinações do prefeito Edivaldo", disse. A capina e roçagem também contribui para o melhor aproveitamento de espaços habitados na cidade, além de garantir o embelezamento das áreas públicas.

Além da Avenida Colares Moreira, nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de São Luís está com ações de limpeza também na Avenida Jerônimo de Albuquerque e na Avenida Jackson Kleper Lago, na Penísula da Ponta d'Areia. Estes serviços são fundamentais porque retiram a vegetação daninha pela raiz, com o objetivo de conter o seu crescimento. Desse modo, é possível desobstruir os mecanismos de drenagem rápida de água da chuva. Remover as matérias vegetais tidas como daninhas também ajuda a evitar que bocas de lobo, ramais e galerias ao redor do terreno fiquem entupidas.

Esta semana já foram feitos também serviços de capina e roçagem na Avenida dos Franceses e de remoção mecanizada de lixo descartado irregularmente nas Avenidas Ferreira Gullar, São Francisco e Ilhinha; Mauro Bezerra, Caratatiua; M, na Radional; Rua Coelho Neto, Ivar Saldanha; e no bairro Santa Cruz.

INTENSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS

O serviço será intensificado também em outras áreas da cidade. Já estão na programação desta semana a Avenida Carlos Cunha e o estádio Nhozinho Santos. Na próxima semana os serviços serão realizados no bairro Anjo da Guarda para preparar a localidade para as apresentações da Via Sacra. Serão feitos capina, roçagem, varrição, pintura de meio-fio, remoção mecanizada e manual em pontos de lixo acumulado.

Além de ruas e avenidas, o trabalho de capina e roçagem é realizado, também, em praças, escolas e nas avenidas de São Luís. "Estamos tendo dias de chuvas intensas em São Luís, por isso, o trabalho de capina e roçagem, que já é realizado todos os dias, é intensificado. Isso porque com a plantação baixa há melhor escoamento das águas pluviais e é possível evitar alagamentos e prejuízos à população. Com o início dos trabalhos dos novos agentes vamos conseguir avançar ainda mais neste trabalho", afirma Carolina Moraes Estrela.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem