agencia

Notícias

Sábado, 17/03/2018 - 11h56

Prefeitura leva serviços do Todos por São Luís para a Vila Riod

Com o Todos por São Luís vários bairros da capital já foram beneficiados com ações nas mais diversas áreas; programa também oferece oficinas e capacitação visando a geração de renda

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 Prefeito Edivaldo cumprimenta moradores da Vila Riod durante Todos por São Luís

A comunidade da Vila Riod e bairros do entorno aproveitaram uma série de serviços de saúde, entre consultas, exames, avaliação nutricional e informações sobre prevenção de doenças, durante a 59° edição do programa Todos por São Luís, neste sábado (17). A ação, uma iniciativa da Prefeitura de São Luís e que conta com a participação das secretarias municipais e apoio de parceiros foi acompanhada pelo prefeito Edivaldo que esteve no local e conversou com a comunidade. O programa tem também como foco aproximar a gestão municipal da população levando os serviços para mais próximo da comunidade. 

O Todos por São Luís vem proporcionado aprendizado, geração de renda e diversas oportunidades para as comunidades contempladas, destacou o prefeito Edivaldo. "O programa tem por finalidade promover a integração da gestão com as comunidades, oferecendo uma série de serviços e capacitações como forma de oportunizar uma renda extra e aumento da renda familiar. Trata-se de um importante meio de diálogo, reforçando a gestão transparente e a participação popular, reforçou o prefeito que estava acompanhado do deputado estadual Edivaldo Holanda, da deputada federal Eliziane Gama e dos vereadores Edson Gaginho e Sebastião Ferreira Chagas.

 

Na ocasião, o prefeito participou da inauguração do Instituto Bem Estar, que vai funcionar como espaço para cursos profissionalizantes, atividades esportivas, reuniões, eventos culturais e outras ações da comunidade. A programação iniciou às 8h, com apresentação da Banda da Guarda Municipal e a oferta de diversos serviços, incluindo ações nas áreas de saúde, assistência social, infraestrutura, segurança alimentar, entre outros.

Ações de embelezamento com corte de cabelo, limpeza de pele e maquiagem estavam incluídas no conjunto de atividades. "Eu achei muito interessante porque são serviços necessários que aqui a gente teve mais facilidade de acesso e pudemos economizar", disse a doméstica Kátia Celene Silva, 45 anos, que aproveitou os vários serviços de saúde.

 

Além dos serviços de saúde, a população recebeu pescado com as ações do Programa Peixe Solidário, que beneficiou 3,5 mil famílias; e também teve acesso a atendimentos de assistência social, minicursos e exposições educativas sobre diversas doenças. A vacinação humana e animal também foram oferecidas. "Uma ação muito boa pra gente, que precisa e perto da nossa casa. Todos os serviços são bons. Nunca um prefeito tinha olhado para nossa comunidade", disse o pedreiro Jorlan Gonçalves.

Equipes de agentes de saúde promoveram ação educativa durante o Bota Fora com a coleta de resíduos volumosos. A ação tem como objetivo promover a limpeza das áreas atendidas, além de reforçar o combate aos focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus. As equipes promovem ainda trabalho educativo com a população. Este ano já somam 5,5 toneladas recolhidas na Cidade Olímpica e Vila Brasil.

 

 A programação contou, ainda, com ações educativas sobre a dengue e os métodos de prevenção. Exposições montadas no evento orientaram o público sobre exemplares como (barbeiros, caramujos e triatomíneos) e as doenças que podem causar. A exposição de banners sobre leishmaniose (visceral e tegumentar), esquistossomose, malária e doenças de chagas, somaram às explicações. 

SAÚDE

Os serviços de saúde são os mais procurados pela população durante as ações do Todos por São Luís. O público tem a oportunidade de realizar consultas com clínico geral, ginecologista, dentista, pediatra, fisioterapeuta e oftalmologista, somando 11 especialidades médicas. Ainda são oferecidos serviços de aplicação de flúor, aferição de pressão, teste de glicemia, preventivo e vacinação. Dependendo do caso, o atendido é encaminhado para consultas mais especializadas. Medicamentos de farmácia básica e emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) também são disponibilizados pela ação.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem