agencia

Notícias

Quinta-feira, 22/03/2018 - 16h02

Ruas do Centro Histórico recebem serviços de infraestrutura da Prefeitura de São Luís

Obras de revitalização do calçamento estão sendo feitas em diversas ruas, seguindo orientação do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 

Equipe da Semosp refaz calçamento da Rua da EstrelaO Centro Histórico da capital recebe obras de revitalização do calçamento em diversas ruas, em ação da Prefeitura de São Luís. Esta semana os serviços foram executados na Rua da Estrela com a recolocação do piso de pedra e na Celso Magalhães e São Pantaleão que receberam ação de limpeza e desobstrução de galerias, entre outras vias. Os serviços, que seguem orientação do prefeito Edivaldo, integram planejamento de recuperação de ruas e avenidas da capital e contemplam demais bairros da cidade.

A recuperação do calçamento no Centro Histórico é executada por equipe específica, que atua paralela às equipes de recuperação asfáltica da cidade. Serão realizados serviços também nas vias do centro comercial de São Luís, a exemplo da área do Mercado Central e entorno com a retirada de resíduos e limpeza das bocas de lobo; Praça Maria Aragão; e na extensão da Avenida Beira-Mar. Outras vias que necessitarem dos serviços também serão incluídas no processo de revitalização do calçamento diferenciado.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo, enfatizou que os serviços de recuperação do calçamento seguem padrão arquitetônico das áreas históricas e reforçou a importância do trabalho. "O cronograma de obras tem como objetivo preservar o piso típico daquela área histórica e beneficiar a população que terá um acesso adequado e seguro. Esta ação específica faz parte do processo de revitalização do Centro de São Luís", disse o gestor.

Os serviços consistem na recuperação das ruas em que os paralelepípedos sofreram algum prejuízo. Estes são retirados e passam por um processo de limpeza para serem, então, recolocados. Antecedendo a recolocação das pedras, a equipe acrescenta uma nova camada de areia e finaliza o processo com o rejunte para o assentamento dos paralelepípedos.

Maurício Sousa, 19 anos, estudanteO jovem Nalbert dos Santos Gonçalves, 19 anos, observou os serviços e pontuou a necessidade das melhorias na área. "Estamos em um bairro que é peculiar e atrai turistas, diferencia nossa cidade, mas que precisa mesmo destas intervenções para que continue sendo o bairro histórico preservado e cada vez mais visitado", disse.

"Eu aprovo essas obras porque recuperam as áreas históricas. Nosso Centro Histórico é belo e ficará muito mais se for preservado. Esse tipo de piso é diferenciado, é destaque e precisa mesmo de cuidado e proteção", destacou o estudante Maurício Sousa, 19 anos.

Para a professora Marialva Ferreira, 34 anos, a recuperação das ruas e avenidas da cidade deve ser permanente. "Essas ações de recuperação, se forem feitas sempre, vão preservar estas ruas. É importante mantermos nossa área histórica limpa e com sua arquitetura preservada. Muito bom o serviço", reforçou.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem