agencia

Notícias

Sexta-feira, 23/03/2018 - 15h00

Prefeitura reforça ações de saúde na Vila Riod com o 'Todos por São Luís'

Nesta sexta (23) foram ofertados serviços da área de saúde e sábado (24), as ações continuam com a ampliação dos atendimentos para outras áreas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

No sábado (24), as atividades prosseguem, com a ampliação dos serviçosConsiderando a procura pelos serviços na última edição do 'Todos por São Luís', na Vila Riod, que realizou cerca de 8 mil atendimentos, a Prefeitura estendeu as ações do programa no bairro até este fim de semana. Nesta sexta-feira (23), as atividades, realizadas no Centro Comunitário de Saúde Dr. Afonso Amaral foram voltadas para a área da saúde. No sábado (24), as atividades prosseguem, com a ampliação dos serviços, agregando ações desenvolvidas por outras secretarias da gestão do prefeito Edivaldo, além da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A coordenadora do 'Todos por São Luís' e primeira-dama, Camila Holanda, explica que as ações do programa atendem a uma demanda da própria comunidade. "O programa nasceu com o objetivo de responder às necessidades da população, levando os serviços públicos para as comunidades, ampliando, assim, o acesso dos cidadãos a direitos básicos como o de atendimento à saúde. Identificamos na Vila Riod uma procura muito grande por esses serviços, por isso não podíamos deixar de estender as ações nessa área", destaca Camila Holanda.

Nesta sexta-feira (23), o 'Todos por São Luís' ofereceu a moradores da Vila Riod e bairros vizinhos serviços como aferição de pressão e glicemia, orientação nutricional, imunização, distribuição de preservativos, exames laboratoriais e preventivos, consultas médicas, realização de teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites, entrega de medicamentos com a farmácia básica, além de serviços odontológicos, com extração, limpeza, restauração e orientações sobre escovação, com aplicação de flúor.

Os serviços beneficiaram cidadãos como o aposentado Juraci Mendonça e a dona de casa Laurinete Machado. "Vim consultar e já estou levando os remédios que o médico passou. Achei uma ação ótima, fui muito bem atendido", Juraci Moreno Mendonça, 78 anos. "Estava passando por acaso aqui, aproveitei para consultar e fazer os exames e já liguei para minha filha para ela vir também", contou a dona de casa Laurinete Machado, 34 anos.

Os serviços na Vila Riod beneficiaram também moradores de bairros vizinhos como a Cidade Olímpica. "Fiquei sabendo da ação e vim buscar serviços odontológicos, precisava fazer uma restauração", disse Manoel Neto, 19 anos, que aproveitou para aplicar flúor e receber maiores informações sobre saúde bucal.

Profissionais de saúde que atuam no programa 'Todos por São Luís', reconhecem a importância da ação. "A saúde bucal está diretamente relacionada com a saúde do corpo inteiro e é nessa parte educativa que a gente orienta a comunidade a adotar práticas saudáveis de higiene bucal. A gente percebe que, com atividades como essas, o programa vem cumprindo o seu papel de levar saúde às comunidades", diz a cirurgiã dentista Karla Janilee, professora do Pitágoras, uma das instituições parceiras do programa.

PROGRAMAÇÃO

Neste sábado (24), a Prefeitura prossegue com as ações do 'Todos por São Luís' na Vila Riod, com ampliação dos serviços oferecidos. Além de consultas com clínico geral, serviços odontológicos e atividades da estação saúde (aferição de pressão, glicemia e orientação nutricional), serão disponibilizadas consultas com pediatra, ginecologista e fisioterapeuta.

Também serão incluídos serviços como vacinação para cães e gatos, orientações da vigilância sanitária sobre conservação e preparo de alimentos, emissão do cartão do SUS, oficinas, entre outros serviços.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem