agencia

Notícias

Terça-feira, 27/03/2018 - 15h30

Prefeitura capacita servidores visando a otimização dos serviços prestados aos cidadãos

Ministrados pela Escola de Governo e Gestão Municipal, os cursos atendem à demandas específicas das secretarias e são resultado da política de aperfeiçoamento profissional implantada na gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Servidores da Semuc recebem capacitação em curso ministrado pela Escola de Governo e Gestão MunicipalA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), via Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem) tem mantido um cronograma constante de capacitações que seguem uma determinação do prefeito Edivaldo com vistas à melhoria do serviço prestado pela gestão municipal à população. Foi com esta proposta que iníciou, na tarde desta segunda-feira (26), o curso 'Linguagem de Programação Java com Banco de Dados MySQL', voltado aos servidores da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). O curso prossegue até o dia 28 de maio. Um dos objetivos é apresentar aos alunos uma introdução ao desenvolvimento de software utilizando tecnologias de programação (linguagem Java) e banco de dados e desenvolver sistemas de informação que venham otimizar as atividades exercidas.

A diretora da Eggem reitera que a Escola tem investido na qualificação dos servidores municipais em todas as áreas e níveis. "Dessa forma, possibilitamos que todo servidor participe da política efetiva de qualidade no serviço público, instituída pela gestão do prefeito Edivaldo. Outro viés destas capacitações é a plena satisfação do cidadão, atendendo necessidades de qualificação permanente e aprendizagem", observou.

O curso está sendo ministrado no Laboratório de Informática da Eggem, pelo professor Walter Carvalho Barbosa, do Curso Técnico em Informática do Instituto Laboro e também do Senac. As aulas teóricas e práticas são presenciais e visam o desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos alunos.

MULHER

Outra ação da Eggem, desta vez com a Coordenadoria Municipal da Mulher, ocorreu  durante o mês de março, com oficinas voltadas às servidoras de órgãos municipais. Essas ações tiveram como objetivo contribuir para a reflexão, conhecimento e rompimento do fenômeno da violência e propagar informações sobre os serviços, equipamentos e políticas públicas que a Prefeitura e o Estado dispõem para o enfrentamento à violência de gênero.

Na ocasião, as servidoras puderam conhecer mais sobre a Rede Amiga da Mulher de São Luís. Houve ainda a identificação de servidoras para composição dos núcleos de gênero nas secretarias. A primeira oficina de Enfretamento à Violência Contra as Mulheres aconteceu no dia 13 de março, no auditório da Prefeitura Municipal de São Luís, beneficiando as servidoras da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Semit) e da Secretaria Municipal de Governo (Semgov). A segunda, com o mesmo tema, aconteceu no dia 22 de março. Desta vez, participaram as servidoras da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Com carga horária de duas horas, o evento aconteceu na sede da secretaria.

Dentre as ações desenvolvidas pela Eggem, segundo explicou a diretora da Escola, Maria Eugênia Branco, a oficina se apresentou como demanda específica. A justificativa foi a necessidade de orientação das servidoras, previamente determinadas por suas respectivas secretarias, em relação ao enfretamento da violência contra a mulher. As oficinas foram ministradas pela professora/facilitadora e coordenadora Municipal da Mulher de São Luís, Vania Albuquerque.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem