agencia

Notícias

Terça-feira, 03/04/2018 - 15h42

Prefeitura de São Luís investe em parcerias e dinamiza Espaço do Empreendedor

Instalado no Centro de Trabalho e Cidadania Casa Brasil, no Anjo da Guarda, equipamento implantado na gestão do prefeito Edivaldo, visa fomentar pequenos negócios

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Espaço do Empreendedor é mantido pela Prefeitura de São Luís e funciona no bairro Anjo da guardaA Prefeitura de São Luís formaliza, ainda neste semestre, parcerias com instituições financeiras e entidades afins para dar maior dinâmica ao Espaço do Empreendedor, instalado desde dezembro de 2017, no Centro de Trabalho e Cidadania Casa Brasil, localizado na Rua da China, bairro Anjo da Guarda, por iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo. O espaço tem como diretriz o fomento de pequenos negócios e está vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento (Seplan). As parcerias serão firmadas com o Banco do Brasil, Conselho Regional de Contabilidade e com a Ceape, empresa de crédito privada, para dar impulso ao primeiro espaço instalado no município de São Luís.

Além do atendimento feito no Espaço do Empreendedor, no Anjo da Guarda, a Prefeitura de São Luís, auxiliada pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema), vem oferecendo serviços do dispositivo de fomento e informações de forma itinerante, como parte do programa 'Todos por São Luís'. O Espaço do Empreendedor é um dos mecanismos para efetivação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A Prefeitura participa da organização com órgãos como Sebare-MA e Jucema.

"Com estas novas parcerias vamos poder auxiliar os empreendedores do bairro Anjo da Guarda e região. Ao mesmo tempo, estamos entrando em contato com a Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga, para que possamos manter uma reciprocidade neste auxílio", enfatiza a superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da Seplan, Ana Miculis.

Com atividades básicas, intermediárias e avançadas, O Espaço do Empreendedor na Casa Brasil desenvolve uma relação de atividades básicas. São atendimentos como facilitação na abertura de empresas, retirada de boletos do DAIS (Declaração do Simples), declaração do Importo de Renda, entre outros esclarecimentos.

"Os nossos principais objetivos enquanto espaço é formalizar e orientar o empreendedor. Colocamos em prática algumas ações para que a comunidade tome conhecimento da nossa presença. Mostramos ao empreendedor informal as vantagens da formalização, como seguro saúde, salário maternidade, auxilio acidente", cita Ana Miculis.

FORMALIZAÇÃO

Para o microempreendedor individual a tributação é fixa e toma salário mínimo como referência, variando conforme a atividade econômica: comércio e indústria, comércio e serviço; e serviços. Maria de Lourdes Pinho, fabricante de confecção com negócio instalado na Rua das Filipinas, Anjo da Guarda, costuma recorrer ao espaço para retirada de boletos. "Estou formalizada há 10 anos e vejo muitas vantagens. Basicamente, tenho recorrido ao espaço para retirar declaração de renda e ter acesso a outros serviços", disse Lourdes.

Maria de Lourdes Pinho, comerciante

A esteticista Cristina Moraes, proprietária de um salão de beleza na Rua da China, no mesmo bairro, enxergou desde o início as vantagens na formalização da sua empresa. Para ela foi importante os esclarecimentos dos agentes de desenvolvimento do Espaço do Empreendedor. "Acho formidável termos a colaboração dos agentes para tirar nossas dúvidas sobre tributação e outros assuntos", afirma Cristina Moraes.

Embora a pessoa que tenha acesso a um computador possa realizar a formalização, a facilitação do espaço está na disponibilidade dos esclarecimentos do agente de desenvolvimento. Ana Cristina Silva e Cláudio da Costa, servidores da Seplan capacitados pelo Sebrae-MA, atuam como agentes de desenvolvimento no espaço desde dezembro do ano passado.

Com o auxílio da Jucema, a Prefeitura pretende mapear toda a atividade econômica formalizada no Anjo da Guarda para programar a cobertura. Além disto, a assinatura do termo de parceria firmada com o Conselho Regional de Contabilidade vai permitir maior assistência técnica ao empreendedor. O atendimento na Casa Brasil ocorre de segunda à sexta-feira, pela manhã. Excepcionalmente são atendidas as solicitações agendadas.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem