agencia

Notícias

Quarta-feira, 28/03/2018 - 15h53

Prefeitura abre inscrições para curso "Formação em Educação Ambiental na Escola"

Estão abertas 75 vagas para professores, gestores, coordenadores pedagógicos e pessoas da comunidade que desejem formular projetos de Educação Ambiental

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Começam na próxima segunda-feira (2), as inscrições para o curso "Formação em Educação Ambiental na Escola: Educando para a Sustentabilidade", promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Estão sendo oferecidas 75 vagas para professores, gestores, coordenadores pedagógicos e pessoas da comunidade que desejem adquirir novos conhecimentos e formular projetos de Educação Ambiental. A carga horária é de 130 horas e o curso começa dia 28 de abril.

Os interessados devem se inscrever até o dia 10 de abril, no Núcleo de Educação Ambiental da Semed, 3º andar do Edifício Trade Center, no São Francisco. A formação acontecerá uma vez por mês, sempre aos sábados, no Parque do Bom Menino.

Segundo o secretário da Semed, Moacir Feitosa, no ano passado, a formação foi responsável pela condução de 11 projetos de Educação Ambiental em escolas da rede pública municipal de São Luís. Ele explica que os participantes formam grupos de trabalho, para que possam aplicar os conhecimentos adquiridos desenvolvendo um projeto na escola. "Essa é mais uma proposta da gestão do prefeito Edivaldo que leva para dentro das escolas e para a comunidade o cuidado com as plantas, animais, a preservação das áreas verdes, e até mesmo o estímulo à limpeza e conservação da própria escola", destaca.

A coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Semed, Francisca Chaves Marques dos Santos, explica que a cada encontro da Formação em Educação Ambiental, o professor/formador da Semed trabalha uma temática entre as quais, Sustentabilidade, Biodiversidade, Energia, Água e Educação Ambiental na Escola. Francisca Marques conta que são vários os projetos já realizados por meio da formação, a exemplo de ações de customização, reaproveitamento de resíduos, horta escolar e tratamento da água.

"A nossa intenção é dar ao professor e demais participantes da formação, condições para que possam multiplicar os conhecimentos em sua escola e comunidade, fazendo destes espaços ambientes mais limpos e atrativos. Queremos que as escolas públicas de São Luís sejam centros de referência em Educação Ambiental, mais limpas, higienizadas e bem cuidadas por todos os que formam a comunidade escolar", assinala a coordenadora.