agencia

Notícias

Terça-feira, 10/04/2018 - 15h08

Após reforma promovida pela Prefeitura de São Luís, Centro de Testagem do Lira amplia atendimentos

Prefeito Edivaldo reinaugurou recentemente o Centro de Testagem e Aconselhamento que agregou novos serviços voltados ao tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

CTA do Lira é o único do país a realizar o diagnóstico combinado com o tratamento, além do acompanhamento dos casosO Centro de Testagem e Aconselhamento do Lira potencializou as atividades após ampla reforma que garantiu melhor estrutura física e equipamentos para as ações de prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Com as obras realizadas pela Prefeitura de São Luís, a unidade recém-inaugurada pelo prefeito Edivaldo, ganhou mais dependências, agregou novos serviços e ampliou a capacidade de atendimento. O Centro é o único do país a realizar o diagnóstico combinado com o tratamento, além do acompanhamento dos casos. Os demais centros de testagem oferecem apenas o diagnóstico e em casos positivos, encaminham para a rede referenciada.

"Os CTAs de todo o país estão perdendo a referência de testagem e tratamento, e entre cinco Centros escolhidos pelo Ministério da Saúde para o projeto piloto da prevenção combinada, o CTA Lira foi o que melhor atendeu aos requisitos oferecendo essa possibilidade de assistência à população. Isso significa que os investimentos da gestão do prefeito Edivaldo para reforçar as ações de controle da infecção pelo HIV estão dando resultados" destacou o secretário de Saúde Lula Fylho.

Integrando a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a unidade possui cerca de trezentas pessoas em tratamento regular, sendo que, mensalmente, a instituição tem capacidade para atender uma média de três mil pacientes. "A estrutura da unidade possibilita esse atendimento completo e acolhimento diferenciado dos pacientes. Estamos satisfeitos em poder acolher melhor aos que procuram os serviços", pontuou a diretora geral da unidade, Glaide Ataíde Lima.

Devido à sua estrutura e condições de atendimento, a unidade foi escolhida, ano passado, pelo Ministério da Saúde para integrar o 'Projeto para Fortalecimento às Respostas de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais dos Centros de Aconselhamento com Ênfase à Estratégia da Prevenção Combinada'. "É um desafio integrarmos esse projeto nacional que mobiliza, fortalece e dinamiza as ações de toda a rede de saúde do município", destaca a diretora geral.

O projeto está em andamento e consiste na consolidação do novo formato de atendimento dos CTAs no país, de acordo com determinação do Ministério. O público-alvo passa a ser as populações mais vulneráveis, a exemplo das profissionais do sexo; e redirecionamento do chamado público geral às unidades básicas de saúde. "Toda a equipe está mobilizada para esse projeto que vai refletir no melhor atendimento ao nosso público", reforça a diretora administrativa da unidade, Zorayah Rabelo.

ESTRUTURA

Com a reforma, o CTA do Lira passou a oferecer a Prolifaxia Pós-Exposição (PEP), medida de prevenção à infecção pelo HIV com uso de medicação após situação de risco de contato com o vírus; serviço de imunização, oferecendo as vacinas prioritárias a portadores do HIV; e prevenção de gestantes. A instituição já realizava testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C), serviços de farmácia, exames e aconselhamento.

A equipe multidisciplinar conta com enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogo, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, farmacêutico-bioquímico e técnicos de laboratório. São atendidas, prioritariamente, pessoas consideradas em situação de vulnerabilidade de risco às ISTs. O CTA fica à Rua Pedro Bessa, próximo à Praça do Lira, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

A reforma do Centro de Testagem e Aconselhamento do Lira inclui o novos setores, troca do piso e pintura. O equipamento de saúde conta agora com três consultórios, salas de acolhimento, coleta, imunização, aconselhamento, além de auditório, farmácia, banheiros, copa e sala administrativa.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem