agencia

Notícias

Quarta-feira, 04/04/2018 - 17h51

Visitantes do Mercado Municipal de São Paulo conhecem mais sobre o São João em São Luís

Ação de divulgação realizada pela Prefeitura prossegue até quinta (5); nesta quarta (4), o grupo Batuques do Maranhão apresentou o bumba meu boi, cacuriá, dança do coco e tambor de crioula

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Um dos personagens do bumba meu boi, o cazumba, despertou interesse entre os presentesApresentações culturais foram o destaque do segundo dia de divulgação do São João de São Luís em São Paulo. A ação, da Prefeitura de São Luís e realizada por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), foi iniciada na terça (3) e segue até quinta-feira (5), no Mercado Municipal paulista. A iniciativa faz parte da política de incentivo ao turismo implantada pelo prefeito Edivaldo.

"Esta ação foi planejada durante meses, sob a orientação do prefeito Edivaldo. Este é o segundo ano que realizamos esta divulgação e ano passado foi um sucesso. Este ano, trouxemos muitas novidades para apresentar a cidade a São Paulo. E a resposta do público tem sido super positiva", observa a secretária municipal de turismo, Socorro Araújo.

Durante a ação desta quarta-feira (4), bumba meu boi, cacuriá, dança do coco e tambor de crioula foram apresentados aos presentes pelo grupo Batuques do Maranhão. "É uma dança que conquista o público e mostra a eles o calor do nosso povo. Eles interagem, dançam e sentem vontade de visitar São Luís para ver de perto as apresentações na Ilha do Amor", explica Paulinho Oliveira, um dos vocalistas do grupo Batuques do Maranhão.

O público pôde participar do cordão do bumba meu boi tocando as matraca que foram distribuídas como brinde para quem postasse uma foto do evento nas redes sociais, seguisse as redes do Turismo São Luís (Facebook), @turismo.saoluis (Instagram) e @turismosaoluis (Twitter) e usasse as #TurismoSãoLuís e #VisiteSãoLuís.

A Prefeitura ofereceu ainda uma degustação de arroz de cuxá e suco de bacuri, deixando um "gostinho de quero mais" em quem provou. "Eu não conhecia o arroz de cuxá, achei diferente e muito gostoso. Achei a apresentação cultural linda e atrativa também", disse Pedro Henrique, morador de São Paulo.

Em 2017, a Setur realizou a primeira ação de divulgação do São João no Mercadão. Este ano, a ação foi ainda maior e a população de São Paulo - que, segundo pesquisas realizadas pela própria Setur, é a cidade que mais envia turistas do Brasil para São Luís - se aproximou ainda mais da cultura ludovicense.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem