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Sexta-feira, 06/04/2018 - 18h16

Prefeitura de São Luís discute reformulação da Base Nacional Comum Curricular

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Da Redação - Agência São Luís

Os profissionais da Semed serão multiplicadores na escola de como está sendo estruturada a BNCC na redeCom a finalidade de orientar sobre o documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para iniciar o movimento de reformulação curricular na rede pública de São Luís, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniu nesta sexta-feira (6), no auditório da Semed, a equipe de técnicos, coordenadores e superintendentes da secretaria.

Os profissionais da Semed serão multiplicadores nas escolas de como está sendo estruturada a Base Nacional Comum Curricular na rede. A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, ressaltou que "a Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. O documento busca padronizar parte do ensino, adotando moldes que promovam o maior desenvolvimento dos estudantes. Esse é mais um trabalho que se soma ao propósito da gestão do prefeito Edivaldo de alinhar os princípios éticos e políticos para a construção de uma educação pública democrática e inclusiva", disse o secretário.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A coordenadora de Currículo da Semed, Malila Abreu, explica que a Base Nacional Comum Curricular é uma referência obrigatória, mas não é o currículo. "Seu papel é ser um insumo para a elaboração e revisão dos currículos da educação básica. Bem como também, dá o rumo da educação, isto é, diz aonde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos visando promover maior equidade e qualidade do ensino".

BASE

A BNCC possui um conjunto de 10 competências gerais que precisam ser reproduzidas de forma integrada as habilidades curriculares, durante toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida.

A BNCC é um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas públicas e privadas de ensino de todo o Brasil, trazendo os conhecimentos essenciais, as competências e as aprendizagens pretendidas para as crianças e jovens em cada etapa da educação básica. O objetivo é promover maior igualdade e qualidade do ensino no país, por meio de uma referência comum obrigatória.

Os encontros têm objetivo de fortalecer a política educacional da rede, direcionada pelo Programa Educar Mais, que tem atuação em cinco pilares com foco na aprendizagem, monitoramento, formação continuada, gestão e infraestrutura, no qual sustentam o trabalho de modernização da gestão educacional.

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