agencia

Notícias

Sábado, 07/04/2018 - 08h19

Prefeitura de São Luís dá posse aos novos membros do Conselho Municipal do Trabalho e Renda

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Vice-prefeito Julio Pinheiro empossa membros do Conselho Municipal do Trabalho e RendaO vice-prefeito de São Luís, representando o prefeito Edivaldo, deu posse aos novos membros do Conselho Municipal do Trabalho e Renda, na sexta-feira (6), na Casa dos Conselhos, no Centro Histórico. O Conselho, composto por representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do poder público, tem como objetivo colaborar na construção de políticas públicas voltadas para a área do trabalho e geração de renda em São Luís. Os novos conselheiros vão estar à frente da entidade pelo triênio 2018-2021.

"A existência de um conselho já é uma grande conquista porque abre espaço para a participação da sociedade nas decisões políticas. Por isso é um instrumento muito importante, especialmente neste cenário de crise política e econômica que vivenciamos no Brasil. É o momento de reconstruirmos a democracia no país e, nesse aspecto, os conselhos têm papel fundamental. Precisamos superar esse momento, fazendo um novo pacto para encontrar o caminho da democracia. O fortalecimento dos conselhos faz parte dessa retomada", destacou o vice-prefeito Julio Pinheiro.

A presidente do Conselho, Cáritas de Jesus Ribeiro, também destacou o papel da entidade dentro do cenário de crise no Brasil. "A área do trabalho é sempre a primeira a ser afetada e a última a ser considerada", ressaltou. Ela também enfatizou as metas do colegiado para os três anos de gestão, que passa por qualificação de pessoas para o mercado de trabalho, a criação de um fundo municipal do trabalho e de uma rede intersetorial para dar suporte na área de geração de emprego e renda. É o fortalecimento da participação popular na construção de políticas públicas municipais para a geração de renda. "É necessário discutir essa política com vários órgãos que possam contribuir e onde os trabalhadores possam buscar referências", frisou Cáritas.

COMPOSIÇÃO

O Conselho Municipal do Trabalho e Renda foi criado em 2002 e é composto por 15 membros, sendo cinco de cada segmento. Representando os empregadores, fazem parte do Conselho a Associação Comercial do Maranhão, a Câmara dos Dirigentes Lojistas, Associação das Micro e Pequenas Empresas de São Luís, Federação do Comércio do Estado do Maranhão, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão. Os trabalhadores são representados pela Central Única dos Trabalhadores, Confederação Geral dos Trabalhadores, Central Autônoma dos Trabalhadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luís, Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Maranhão.

Pelo poder público, participam as secretarias municipais de Educação (Semed), Governo (Sengov), Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Planejamento (Seplan) e a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem