agencia

Notícias

Quarta-feira, 11/04/2018 - 18h31

Servidores que atuam na auditoria e fiscalização da gestão na Saúde são capacitados pela Prefeitura

Participam do treinamento auditores de controle interno, assistentes de auditor, servidores e conselheiros da área da Saúde; objetivo é qualificar o serviço prestado à população

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura  tem investido em capacitação nas áreas de transparência, tecnologia, auditoria governamental, entre outrasAgregar valor ao conhecimento e à prática para o melhor desempenho dos servidores que atuam na auditoria e fiscalização da gestão na Saúde. Com esse propósito, a Prefeitura de São Luís oportuniza treinamento aos agentes deste setor, a partir da promoção do seminário 'Técnica e diretrizes metodológicas do Sistema Único de Saúde – SUS, com foco na auditoria e no controle interno'. O treinamento iniciou nesta quarta-feira (11) e prossegue até sexta (13), sempre à tarde, na sede da Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), no São Francisco. Cerca de 50 pessoas participam do evento.

A capacitação é indispensável aos atores desse processo para que possam qualificar o serviço prestado à população, reforça o titular da Controladoria-Geral do Município (CGM), Jackson dos Santos Castro. "O seminário vai agregar valor ao conhecimento, prática e atuação de cada participante. Quanto melhor treinado o servidor quanto à gestão, melhor o resultado ao cidadão. A participação dos diversos integrantes nesta área, inclusive dos conselheiros, mostra que a gestão do prefeito Edivaldo traz o controle social para todos os envolvidos com foco nos resultados à população", pontua.

O seminário é executado em parceria entre a CGM, Secretaria Municipal de Saúde (Semus), EGGEM e Conselho Municipal de Saúde, sendo o público-alvo auditores de controle interno, assistentes de auditor, servidores e conselheiros da área da Saúde. Os participantes terão acesso a informações sobre os princípios do SUS, objetivos estratégicos, portarias, resoluções, casos aplicados nas unidades básicas e hospitais, além de todo o contexto normativo do sistema.

"É um evento importante, que veio em momento oportuno para nos qualificar em nossa função. O impacto será o melhoramento da aplicação dos serviços no nosso dia a dia de trabalho com maiores benefícios à população", avalia a conselheira municipal de Saúde, Cléa Varão, 45 anos.

Auditor  Cleydson Melo Sodré, 30 anos, destacou a importância do treinamento para a melhoria do serviço ao cidadãoO auditor da Controladoria, Cleydson Melo Sodré, 30 anos, destacou a importância do treinamento para a melhoria do serviço ao cidadão. "Com esse conhecimento podemos melhorar e aperfeiçoar as ferramentas de controle social para melhor aplicação de recursos e aprimoramento dos serviços prestados".

OPORTUNIDADES

A Controladoria tem investido em capacitação dos servidores com ações nas áreas de transparência, tecnologia, auditoria governamental, ouvidoria e outras, reforça Jackson Castro. No cronograma, outras três capacitações serão disponibilizadas, destinadas para cerca de 90 servidores e serão promovidas ainda este semestre.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leniel Alves Bezerra, avaliou a oportunidade da capacitação para os conselheiros. "Temos a função de acompanhar a gestão do SUS e quanto mais capacitados, melhor preparados para efetuar seu trabalho pela melhoria deste sistema. A legislação é ampla e o seminário vem somar nesse conhecimento", destacou. 

Os auditores - controle interno - trabalham na fiscalização da prestação dos serviços de saúde, análise de processos, contratações para fornecimento de bens e serviço, entre outros. Já o conselho - controle social – é formado por representantes da gestão e membros da sociedade civil e atua no planejamento, fiscalização, controle e avaliação dos resultados. "Essa soma é um conjunto para alinhamento das informações e do conhecimento com objetivo de retorno ao cidadão", enfatiza o controlador-geral, Jackson Castro.

Acesse aqui galeria de imagens desta reportagem