agencia

Notícias

Sexta-feira, 13/04/2018 - 08h05

Alunos da rede municipal têm aula de educação ambiental em Ecoponto

Visita das crianças ao equipamento integra as ações de combate ao Aedes aegypti da Prefeitura de São Luís que ganharam reforço durante o período chuvoso

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Os Ecopontos de São Luís estão de portas abertas a toda a comunidade escolarOs alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Dr. Oliveira Ramos, localizada no Vinhais, tiveram uma aula diferente nesta quinta-feira (12). A sala de aula deles foi o Ecoponto Bequimão, que atende o bairro no qual a escola está localizada. Durante o passeio, os estudantes puderam tirar suas dúvidas sobre a política dos Ecopontos, sustentabilidade, coleta seletiva, reciclagem e descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos. A atividade faz parte das ações implementadas pela Prefeitura de São Luís no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Com o objetivo de intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti por toda a cidade, a Prefeitura de São Luís está realizado uma série de atividades integradas que tiveram início pelo Vinhais e cuja culminância naquele bairro ocorre sábado (14). O trabalho, que segue orientação do prefeito Edivaldo, inclui visitas domiciliares, atividades educativas, vistorias em estabelecimentos e serviços de limpeza. Entre estas ações está a visita guiada aos Ecopontos.

A equipe técnica do Comitê Gestor de Limpeza Urbana recebeu alunos do 4º ano da unidade de ensino e explicaram aos alunos como funciona um Ecoponto, que tipo de resíduos podem ser descartados lá e qual destinação recebem. O objetivo da ação é que os estudantes repassem o conhecimento a outras pessoas da comunidade.

O estudante Evaldo Ferreira, 9 anos, aprendeu sobre reciclagem

O estudante Evaldo Ferreira, 9 anos, estava empolgado com a visita. Ele separou as garrafas PET de sua casa e levou para descartar no Ecoponto. "A gente sempre coloca as garrafas no lixo. Agora depois da visita eu vou pedir para os meus pais para a gente trazer para o Ecoponto porque aprendi que o certo é enviar para a reciclagem", disse.

Durante a visita, os alunos também puderam acompanhar o descarte feito por carroceiros e moradores que utilizam o equipamento da Prefeitura. Curiosos, eles também fizeram muitas perguntas aos profissionais e puderam entender a mudança de comportamento que a presença de um Ecoponto causa em quem trabalha ou mora nas proximidades.

PORTAS ABERTAS

Segundo Carolina Moraes Estrela, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, os Ecopontos de São Luís estão de portas abertas a toda a comunidade escolar. "Este trabalho faz parte das ações desenvolvidas pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Temos uma programação permanente de visitas guiadas aos Ecopontos. Qualquer escola que nos procure, querendo fazer uma atividade com seus alunos nos Ecopontos será recebida. Basta agendar a visita. Esta é uma ação contínua que realizamos", destacou.

Ao longo de 2017, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana realizou várias ações de educação ambiental, atuando na conscientização sobre a limpeza urbana nas escolas, universidades, associações e com a própria população. A visita guiada de estudantes aos Ecopontos é mais uma destas atividades que são realizadas por meio do programa Mais Limpeza, Mais Saúde, que é voltado para o desenvolvimento da conscientização ambiental, visando provocar uma reflexão sobre a quantidade de resíduos gerados, os impactos dos materiais descartados inadequadamente na cidade e o papel do cidadão para manutenção da limpeza urbana.

SAIBA MAIS

As escolas que quiserem agendar visitas aos Ecopontos podem ligar para a Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana pelo telefone 0800 098 1636.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem