agencia

Notícias

Terça-feira, 17/04/2018 - 18h29

Prefeitura reforça trabalho em vários pontos da capital para conter impactos causados pelas chuvas

Para minimizar os impactos das chuvas que castigam a cidade nos últimos dias, poder público avança com ações de infraestrutura em diversos pontos da capital, ação segue determinação do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura avança em obra de contenção de erosão na Avenida Jerônimo de Albuquerque 

A Prefeitura de São Luís segue executando serviços para reduzir os impactos das fortes chuvas que têm ocorrido na capital. Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) estão nas ruas realizando manutenção da rede de drenagem, com limpeza de canais, bueiros e galerias em pontos estratégicos da cidade. O trabalho inclui, ainda, a atuação da Defesa Civil, com orientação da população e monitoramento das áreas de risco e os serviços de varrição e capina com o Comitê Gestor e Limpeza Urbana. Segundo dados do Departamento de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em alguns pontos da cidade, a exemplo da área Itaqui-Bacanga, o indicie acumulado nas últimas 24 horas, chega a quase 130mm. O mês já é considerado o mais chuvoso dos últimos anos. 

Na Avenida Jerônimo de Albuquerque, tanto na Curva do Noventa quanto nas proximidades do elevado da Cohama, a ação da Semosp está sendo realizada para conter a erosão provocada pela chuva. As obras nos locais incluem a reconstrução das barreiras de contenção e a concretagem do espaço danificado, a fim de impedir que o avanço da erosão comprometa a via, uma das mais extensas e movimentadas da cidade. Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Edivaldo na noite de segunda-feira. 

"Essa é uma resposta rápida que o poder público municipal dá à população, agindo prontamente com o objetivo de evitar maiores danos à via e garantir a segurança de quem transita pela região. Com esse trabalho estamos, além de evitando o avanço da erosão, contribuindo para a melhoria do escoamento das águas das chuvas. É com ações como essa que reforçamos o nosso compromisso de, enquanto gestão municipal, atender às demandas da população", destacou o prefeito Edivaldo.

Também na Curva do Noventa foi executada a limpeza do canal, com a remoção e entulhos que estavam comprometendo o sistema de drenagem. A limpeza de canais foi realizada, ainda, na Divinéia, na Avenida Argentina; e no quartel da Polícia Militar do Maranhão. O trabalho foi realizado com auxilio de retroescavadeira.

Na Avenida Argentina, a ação da Prefeitura atende a uma demanda da população. Moradores do bairro aprovam a desobstrução do canal e o serviço de recuperação de bueiro que está sendo realizado na área. "Moro aqui há mais de 30 anos e aqui enche bastante quando chove. A gente espera que esse serviço solucione o nosso problema. Acho que vai melhorar bastante", contou o trabalhador da área de serviços gerais, Cláudio Rogério Ferreira, 39 anos.

A desobstrução de galerias e bueiros foi realizada especialmente em áreas como a Avenida Jerônimo de Albuquerque, no Calhau. Para a ação, a Semosp utilizou caminhão hidrojato, que é eficaz na manutenção do sistema de drenagem, com o desentupimento de bueiros e galerias e capacidade para eliminar até 10 toneladas de resíduos.

 Equipes da Prefeitura trabalham no bairro Divinéia

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, destacou o empenho da Prefeitura e as ações integradas que estão sendo realizadas para manter o bem-estar social mesmo com o volume de chuvas acima do previsto. "A gestão municipal está atuando de forma integrada e articulada para minimizar os impactos das fortes chuvas que estão sendo esperadas. Estamos atuando em várias frentes, com diversas estratégias tanto para prevenir o acúmulo de água nas vias quanto para enfrentar os problemas identificados", disse o secretário.

DRENAGEM

Com o trabalho de desobstrução do sistema de drenagem, a intenção do poder público municipal é eliminar os pontos de acúmulo de água que foram identificados, prevenindo novas ocorrências. Para manutenção da rede estão sendo realizados os serviços de limpeza manual e mecanizada de canais e galerias. Com o caminhão hidrojato, a Semosp atua desobstruindo a passagem das águas pluviais por bueiros e galerias. A limpeza de canais é realizada com o uso de retroescavadeiras.

Nos últimos dias, as equipes trabalharam em locais como a Avenida Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades do quartel da Política Militar e do elevado da Cohama; a Avenida Argentina, na Divinéia; a Curva do Noventa; e a Avenida Professor Carlos Cunha. O trabalho da Prefeitura de São Luís em áreas estratégicas como essas favorece, especialmente, a mobilidade urbana nas vias de grande fluxo de veículos.

 LIMPEZA  

Agentes de limpeza durante lavagem da Praça Bendito Leite

A limpeza em toda a cidade é reforçada com o trabalho realizado pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana que realizou ações em locais como a Praça Bendito Leite, Avenida Senador Voitorno Freire, Via Expressa e Avenida dos Holandeses, onde foram feitos serviços como varrição, lavagem e capina.

O comitê administra também na cidade 10 Ecopontos que recebem da população materiais eletrônicos, entulhos, madeiras, óleo de cozinha, pneus, materiais recicláveis, podas de árvore e resto de capina e outros bagulhos volumosos, evitando o descarte irregular, principal causa de obstrução do sistema de drenagem.

A Prefeitura de São Luís intensifica também os serviços de limpeza nas ruas, com coleta domiciliar e evitando o descarte irregular. Com o serviço, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana recolhe diariamente cerca de 1,3 mil toneladas de resíduos das ruas.

Durante todo o ano, é realizado ainda trabalhos de conscientização junto à população a fim de promover o descarte adequado do lixo, principal responsável pela obstrução do sistema de drenagem na cidade.

DEFESA CIVIL  

Já a Defesa Civil Municipal, atua monitorando áreas de riscos na cidade, acompanhando a situação e orientando os moradores em caso de ocorrências. Nos últimos dias, as equipes estiveram em áreas como Vila Progresso, Sá Viana, Vila Isabel, Vila Dom Luís, Cohafuma, Jaracati, Vila Bacanga, Jordoa, Olho d´Água, Vila Luizão, Bairro de Fátima e Divinéia, entre outras localidades onde o índice de chuva foi muito intenso.

A superintendente da Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros, destaca como funciona o trabalho. "Esse trabalho de monitoramento possibilita que identifiquemos o risco atual do local. É importante acompanhar de perto a situação e orientar os moradores sobre como agir em caso de ocorrências", afirma.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem