agencia

Notícias

Quinta-feira, 19/04/2018 - 15h41

Programa Saúde para Todos da Prefeitura de São Luís contempla moradores do residencial Luís Bacelar

A iniciativa faz parte de um conjunto de atividades oferecidas pela gestão do prefeito Edivaldo para promover maior alcance da população às ações de saúde

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A ação no Residencial Luís Bacelar beneficia cerca de mil famílias com serviços de saúde na área da atenção básicaCom o programa Saúde para Todos - Consultório Volante, a Prefeitura de São Luís contempla nesta quinta (19) e sexta-feira (20), os moradores do Residencial Luís Bacelar, no Gapara. A ação beneficia cerca de mil famílias com serviços de saúde na área da atenção básica. A iniciativa faz parte de um conjunto de atividades oferecidas pela gestão do prefeito Edivaldo para favorecer ainda mais os moradores do residencial, que integra o conjunto de unidades habitacionais do programa 'Minha Casa, Minha Vida', do Governo Federal executado pelo poder público municipal.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destaca que a estratégia do programa é descentralizar os serviços a fim de promover maior alcance das ações voltadas para a saúde. "Mesmo com uma rede de saúde com hospitais e unidades em várias regiões da cidade, a Prefeitura tem promovido ações por meio de programas como o Saúde para Todos e o Todos por São Luís que facilitam e agilizam o acesso da população aos serviços nesta área", destacou o secretário Lula Fylho. "Como isso, o prefeito Edivaldo assegura mais saúde aos cidadãos", completou o secretário. 

O programa está oferecendo nos bairros serviços como consultas com clínico geral, aferição de pressão e glicemia, testes rápido para detecção de doenças como AIDS, sífilis e hepatites, vacinação, emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), avaliação nutricional, orientações sobre arboviroses e formas de prevenção, distribuição de medicamentos com a farmácia básica, aplicação de flúor e outros serviços odontológicos, oferecidos com apoio do consultório volante.

 Josiane Correa, 37 anos, destacou a importância do programa

A ação beneficiou moradores como a doméstica Josiane Correa, 37 anos, e o aposentado João Batista Costa, 72 anos. "Essa é a primeira vez que participo de uma ação assim. Acho que é muito importante. Minha filha tem sentido um mal-estar e vim buscar uma consulta pra ela", contou Josiane. "Vim cuidar da minha saúde. Já medi pressão e glicemia e vou consultar com o clínico. Estou achando muito bom", acrescentou João Batista.

O programa beneficia gente de todas as idades. Os serviços do Saúde para Todos alcançam também as crianças com orientações sobre higiene bucal, combate ao Aedes aegypti e vacinação. Yasmim Pereira, 10 anos, já sabe a importância de cuidar da saúde. "Vim me vacinar porque se a gente não vacinar fica doente. É importante cuidar da saúde", contou Yasmim.

Uma das características do programa Saúde para Todos é a volta ao bairro onde executou os serviços, para realizar o retorno da ação. Além de ofertar novamente os serviços do programa, o retorno oportuniza a entrega dos exames realizados na edição anterior. O Saúde para Todos - Consultório Volante é resultado de emenda parlamentar do vereador Pavão Filho.

MAIS AÇÕES

As atividades do programa Saúde para Todos integram um conjunto de ações que são executadas pelo poder público municipal para favorecer os beneficiários do 'Minha Casa, Minha Vida'. No Residencial Luís Bacelar, a Prefeitura desenvolve semanalmente um cronograma de cursos de capacitação. As oficinas e cursos integram as ações do Trabalho Social, coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), com financiamento do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, e da Caixa Econômica Federal e estimulam o empreendedorismo e a autonomia financeira das famílias.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem