agencia

Notícias

Sábado, 21/04/2018 - 13h22

Prefeitura de São Luís treina profissionais do SAMU para atendimento a múltiplas vítimas

Capacitação foi feita a partir de simulação e mobilizou servidores dos Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Luís, Ribamar e Paço do Lumiar

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Profissionais do SAMU recebem treinamento da Prefeitura de São Luís em simulação de incidente Um carro desgovernado e muitas vítimas. A cena podia ser real, mas fez parte de um treinamento da Prefeitura de São Luís voltado aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que abrangeu ainda os servidores das cidades do entorno da capital. Na manhã deste sábado (21), eles participaram do simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), organizado pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU), do órgão. O objetivo da capacitação é fortalecer e aperfeiçoar cada vez mais o atendimento de urgência na região metropolitana, que tem recebido uma atenção especial na gestão do prefeito Edivaldo com a renovação da frota de ambulâncias e descentralização das bases do SAMU. 

O simulado foi voltado para condutores, enfermeiros, técnicos e médicos que atuam no serviço. Participaram do treinamento cerca de 50 profissionais do SAMU dos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Durante a capacitação, os participantes simularam atendimento a vítimas em figurantes dispersos pela cena montada do incidente: um carro desgovernado que atingiu uma parada de ônibus.

O prefeito Edivaldo tem investido no fortalecimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em São Luís. A capacitação dos profissionais que atuam no serviço integra a ações neste sentido. Como parte desta ações,  este mês, o prefeito entregou 10 novas ambulâncias para renovação da frota, com a intenção de proporcionar mais agilidade ao atendimento móvel de saúde, garantir maior eficácia no serviço prestado e reduzir o tempo-reposta às chamadas feitas pela população.

A frota do SAMU na capital conta ainda com duas motolâncias e um veículo de intervenção rápida, para atendimento a pacientes com problemas que requerem imediata intervenção, como nos casos de insuficiência respiratória grave ou infarto.

O secretário municipal de Saúde da capital, Lula Fylho, destaca o empenho da gestão do prefeito Edivaldo para fortalecer o SAMU. "O prefeito Edivaldo tem investido no serviço e nossa estratégia busca resguardar vidas. Estamos avançando no processo de reestruturação da rede municipal de saúde e o aperfeiçoamento do atendimento médico de urgência e emergência é fundamental para isso", disse o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

SIMULADO 

A diretora do SAMU, Priscila Barros, explicou o objetivo do simulado. "A proposta é colocar em prática um plano de urgência onde o atendimento é avaliado, com os profissionais inseridos em uma situação que pode ocorrer na realidade. O objetivo é aperfeiçoar nosso atendimento, ampliando as parcerias e mantendo os profissionais preparados para atenderem qualquer ocorrência. O simulado faz parte de uma série de iniciativas do poder público municipal para fortalecer esse serviço", afirmou.

O médico Gilzep Campos, coordenador do Núcleo de Educação em Urgência, destacou como funciona o simulado. "O objetivo é estar o mais próximo do real, para que os profissionais estejam preparados para situações adversas. Há um protocolo, uma forma sistemática de atendimento que está sendo desenvolvido durante esse treinamento. Todo o atendimento está sendo avaliado e depois da prática comentamos sobre as dificuldades e a melhor forma de executar determinados procedimentos", ressaltou o médico. 

 Profissionais que participaram do simulado reforçam a importância do treinamento. "É muito importante, pois é mais um aprendizado, algo que ninguém pode tirar de nós. Na prática, no nosso dia-a-dia, esse conhecimento faz muita diferença", disse o condutor socorrista do SAMU São Luís, Hélio Moreira.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem