agencia

Notícias

Sexta-feira, 27/04/2018 - 15h02

Prefeitura de São Luís leva para o bairro Ilhinha ações do programa Saúde para Todos

Com a iniciativa, prefeito Edivaldo fortalece os incentivos que tem dado para as melhorias dos serviços públicos na área de saúde na capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Moradores da Ilhinha receberam as ações de saúde do programa Saúde para Todos na quinta (26) e sexta-feira (27) Moradores do bairro da Ilhinha receberam, nestas quinta (26) e sexta-feira (27), os serviços do programa Saúde para Todos - Consultório Volante. Executada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a ação tem o objetivo de ampliar o alcance dos serviços públicos, facilitando o acesso e aproximando-os da população. Em cada dia de atividade, o programa realiza em média mil atendimentos.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destaca que, com o programa, o prefeito Edivaldo fortalece os incentivos que tem dado para as melhorias dos serviços públicos de saúde. "Estamos reforçando a assistência já disponibilizada pelas Unidades Básicas de Saúde, com a oferta de serviços que são essenciais para a vigilância e promoção da saúde, além do importante trabalho de prevenção. Com o programa, nosso cronograma inclui levar esse atendimento a várias comunidades, especialmente para as mais distantes", observa.

Durante o Saúde para Todos na Ilhinha foram oferecidos serviços na área da atenção básica como aferição de pressão e glicemia, testes rápidos para detecção de doenças como sífilis, hepatites e HIV, imunização, além de consultas com clínico geral e ginecologista, coleta de preventivo e exames laboratoriais. Os moradores contaram também com serviços de odontologia e distribuição gratuita de medicamentos com a farmácia básica.

BENEFÍCIOS

Moradores aprovam a presença do poder público municipal no bairro através de ações como essa. "Soube desses serviços e aproveitei para trazer meu filho para consultar. Acho bom porque a gente consegue consultar com maior facilidade, perto de casa. É uma ação muito boa pra gente", disse Jackson Gomes, 29 anos, que levou o filho Luís Felipe, 7 anos, para consultar e já saiu da ação com os medicamentos receitados pela médica.

A dona de casa Thaís Leite foi uma das atendidas pelo Saúde para Todos

A dona de casa Thaís Leite, 26 anos, também se beneficiou com a diversidade de serviços oferecida pelo Saúde para Todos. "Vim consultar porque acho muito importante cuidar da saúde. Aproveitei para fazer exames e buscar outros serviços de saúde", disse a moradora.
Um dos serviços mais procurados no Saúde para Todos é o da vacinação.

Na Ilhinha, estiveram disponíveis aos moradores vacinas contra doenças como gripe, meningite, HPV, poliomielite, caxumba, rubéola, sarampo, febre amarela, tétano, difteria e coqueluche. A disponibilização das vacinas segue as recomendações e o cronograma das campanhas nacionais do Ministério da Saúde (MS).

CONSULTÓRIO VOLANTE

A ação do Saúde para Todos conta com o apoio do Consultório Volante, fruto de emenda parlamentar do vereador Pavão Filho. Na Ilhinha, o suporte do veículo possibilitou atendimento odontológico e espaço para a realização de exames preventivos. A presença do veículo é característica do programa e favorece a itinerância da ação, permitindo que a Prefeitura de São Luís beneficie cada vez mais a população com esses serviços na área da saúde.

O Saúde para Todos - Consultório Volante iniciou suas atividades no mês de março e já foram realizadas nove edições do programa. Além da Ilhinha, foram contemplados com as ações do programa bairros como Vila Riod, Habitacional Turu, Centro, Vila Conceição e Gancharia.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem