agencia

Notícias

Sábado, 05/05/2018 - 09h17

Prefeito Edivaldo prestigia reinauguração do Palácio Cristo Rei, reformado pelo Iphan e Ufma

Ao lado da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Kátia Bogéa, prefeito Edivaldo ressalta a parceria entre o órgão federal e a gestão municipal

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo e autoridades durante descerramento da placa de reinauguração do Palácio Cristo ReiO prefeito Edivaldo, ao lado da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa e da reitora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Nair Portela, participou, nesta sexta-feira (4), da entrega do Palácio Cristo Rei, prédio tombado pelo patrimônio histórico e que serve à arte, cultura e educação. O imóvel,  da Universidade Federal do Maranhão, foi totalmente reformado por meio de parceria entre o instituto e a universidade. 

"São Luís tem recebido um grande volume de investimentos do Iphan, principalmente na região central da nossa capital, a exemplo da ampla reforma e revitalização que está em andamento na Rua Grande, maior centro comercial da capital. São ações estruturantes e de impacto direto no turismo, na economia e cultura da cidade. Para a população ludovicense é sempre um presente", pontuou o prefeito, que participou do descerramento da placa de revitalização do espaço, marcando a entrega oficial do prédio.

A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, destacou a felicidade pelo momento. "O Iphan está se relacionando com a Prefeitura em obras grandiosas e complexas como as Praça Pedro II, Praça Deodoro e muitas outras. Estamos falando de uma parceria inédita voltada para a preservação do patrimônio histórico de uma cidade que é Patrimônio Mundial da Humanidade. Para nós, é uma honra e satisfação esse momento", destacou.

É uma ocasião singular para o Maranhão, no qual se unem as gestões pelo bem maior que é a preservação do patrimônio, enfatizou a reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela. "É a consolidação de obras importantes para a capital maranhense, que refletem em diversas áreas do desenvolvimento e influem positivamente na vida da população, sendo o grande objetivo restaurar, manter e preservar o que representa a nossa história", reforçou. 

Participaram ainda da solenidade, o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary; o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique; o administrador do Palácio Cristo Rei, Carlos André Lopes; professores e demais servidores da UFMA.

REVITALIZAÇÃO

Com as obras, foram realizados reforços na estrutura em concreto armado, inclusão de vigas em aço, escadas e instalações sanitárias. Os serviços contemplaram itens de acessibilidade nos três andares do prédio com a instalação de um elevador e ainda, espaço de café, atendendo às necessidades de atendimento ao público. A restauração alcançou elementos artísticos integrados do prédio, como portões, balcões e esculturas.

A intervenção está incluída entre as obras realizadas em São Luís, no âmbito do PAC Cidades Históricas, programa do Governo Federal que dedica investimentos para 44 sítios históricos urbanos protegidos pelo Iphan em todo o Brasil. Tombado pelo Iphan como parte do Conjunto da Praça Gonçalves Dias, o Palácio Cristo Rei é um sobrado construído em 1838.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem