agencia

Notícias

Sábado, 05/05/2018 - 11h48

Prefeitura realiza mais uma grande ação de combate ao Aedes aegypti na capital

A culminância da ação aconteceu neste sábado (5), no Planalto Vinhais I e II e envolveu diversas secretarias municipais, sob determinação do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Agente da Prefeitura faz visita domiciliar em ação na região do VinhaisA Prefeitura de São Luís realizou, neste sábado (5), mais uma grande ação de combate à proliferação do inseto Aedes aegypti, na região do bairro Vinhais. A iniciativa segue a determinação do prefeito Edivaldo e se constitui em um grande mutirão de limpeza e ações integradas de conscientização da população sobre o assunto. A culminância aconteceu dessa vez no Planalto Vinhais I e II, onde foram realizados serviços de limpezas de terrenos para retirada de mato, lixo e utensílios que servem de criadouros do mosquito; visitas domiciliares, atividades educativas, vistorias em estabelecimentos, nebulização espacial, entre outras ações.

O Vinhais foi o primeiro bairro a receber as ações de combate ao Aedes aegypti, nessa grande mobilização realizada pela Prefeitura de São Luís e que se estenderá por outros bairros da capital. A ação está sendo articulada com a participação de diversas secretarias e órgãos municipais, que estão desenvolvendo atividades integradas voltadas ao combate do mosquito , visando à redução dos casos de dengue, febre chikungunya e zika vírus na capital.

Presente ao mutirão, a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destacou a importância da colaboração dos moradores na manutenção da limpeza do bairro. "Hoje nós estamos com uma ação concentrada de diversos serviços da Prefeitura por orientação do prefeito Edivaldo. No que tange à limpeza urbana é muito importante que os moradores respeitem os dias e horários da coleta domiciliar no bairro, descartando seu lixo doméstico apenas nos dias de passagem do caminhão de coleta, evitando, assim, a exposição por tempo desnecessário do seu resíduo, pois isto traz uma série de problemas, inclusive, de saúde pública", observou.

As atividades começaram a ser executadas desde o início da semana e tiveram o sábado como Dia D dos trabalhos. Agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizaram visitas domiciliares, orientando sobre as condutas preventivas e inspecionando os imóveis, com atenção especial aos recipientes que acumulam água; identificação de criadouros do mosquito e aplicação de larvicidas para eliminação dos focos do inseto. A ação realizou, ainda, a nebulização espacial feita pelo carro fumacê.

Um dos pontos de atividade do mutirão foi a Escola Municipal Tom e Jerry, onde foram realizadas palestras educativas, teatro de fantouche, vacinação contra febre amarela, entre outras ações. As palestras foram administradas por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

O coordenador do Programa de Combate às Arboviroses, Pedro Tavares, destacou o aspecto do trabalho realizado pela Prefeitura, no combate ao Aedes aegypti. "Identificamos os pontos de maior incidência do problema e estamos intensificando o trabalho de campo nesses locais para combater o problema exatamente nessas áreas mais suscetíveis, focando na limpeza, nas visitas domiciliares e na conscientização da população. Os resultados esperados são os melhores possíveis, pois nosso objetivo é baixar em toda cidade esse índice de infestação, realizando ações práticas e de conscientização da sociedade", afirmou Pedro Tavares.

LIMPEZA

Ao longo do sábado também foram intensificados os serviços de limpeza urbana nas ruas também, com capina e roçagem em diversas vias do bairro. Os agentes também realizaram o trabalho de Bota Fora, numa grande ação de porta em porta, para recolher os resíduos volumosos que geralmente ficam depositados nos fundos dos quintais, como móveis e eletrodomésticos velhos, restos de entulho, de poda e capina domésticos; pneus e outros tipos de resíduos que possam se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A casa da psicologia Kátia Teixeira foi uma das residências do Planalto Vinhais visitadas pelas equipes do mutirão, no Dia D da ação no bairro. "Acho ação bastante relevante e eu abro as portas da minha casa com prazer porque é para proteção de todos, não só da minha família, mas também de meus vizinhos", relatou.

O empresário Washington Barros, também morador do bairro, destacou a relevância da ação realizada pela Prefeitura. "Temos muitas áreas ermas aqui e que servem de ponto para deposição irregular de lixo. Por isso a ação da Prefeitura é providencial no sentido agir na prática para intensificar a limpeza dessas áreas propícias à infestação do mosquito e, também, conscientizar a população para cuidar melhor da limpeza de suas casas", disse o empresário.

A professora Maria José Alvim, 43 anos, também destaca a relevância da ação no bairro. "O trabalho realmente tem de ser feito com base nesses dois aspectos: limpeza para combater os focos de proliferação do inseto e conscientização da população, principalmente no meio escolar, pois as crianças são excelentes propagadores das informações sobre o assunto', observou a professora.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem