agencia

Notícias

Domingo, 06/05/2018 - 15h33

Agricultura familiar e atrações culturais são destaques da Feirinha São Luís

Praça Benedito Leite se transforma, aos domingos, em centro de incentivo ao comércio de produtos agroecológicos e palco para apresentações artisitcas, em programa da gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Uma das barracas montadas na Feirinha São Luís e que oferece produtos direto do pequeno produtorMovimentando o Centro Histórico, a Feirinha São Luís já é ponto de compra, lazer e diversão de famílias, amigos e turistas que visitam a capital maranhense. A iniciativa é da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), sob a orientação do prefeito Edivaldo, realizada todos os domingos, das 7h às 15h, na Praça Benedito Leite. O principal objetivo é divulgar e escoar a produção agrícola familiar da capital, mas o evento agrega ainda artes plásticas, artesanato, cultura, gastronomia e literatura.

Neste domingo (6), uma programação recheada de bons artistas e repertórios da melhor qualidade fizeram a animação do público presente à Feirinha São Luís. A programação cultural contou com o especial Tim Maia, com o cantor Zuza Maia e Banda; o pagode do Vamu di Samba; a mistura de ritmos com Carol Cunha e Ana Teresa, além do jazz com Regiane e Gabriela Marques e a participação do grupo de capoeira Acapus.

"Por determinação do prefeito Edivaldo, mantemos a Feirinha São Luís de forma contínua. O público abraçou o evento e está sempre presente, faça chuva ou faça sol, aproveitando a programação cultural, a gastronomia e o produtos vendidos na feirinha", disse o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues..

Motivos para visitar o espaço montado na Praça Benedito Leite é o que não faltam. E um deles é abastecer a geladeira de produtos agroecológicos cultivados na região metropolitana. Em menos de um ano de realização, a Feirinha movimentou, em média, 15 toneladas de produtos e subprodutos agrícolas, tornando-se uma importante janela para o escoamento da produção da agricultura familiar da capital. São Luís tem 11 polos agrícolas, e a Feirinha fortalece a geração de renda do produtor, com o estímulo à venda do que é plantado e cultivado na região.

A Feirinha São Luís iniciou em junho de 2017 e conquistou o público ao longo das edições. A comercialização no entorno de toda a Praça Benedito Leite conta com uma média de 90 pontos de empreendimentos, movimentando o turismo na capital e a renda na região. Thomas Nadller é suíço, e mora em São Luís há menos de um ano. "Gostei aqui da Feirinha, tem muitos produtos e ainda a culinária da cidade, que é fantástica. A festa está muito boa, poder aproveitar dessa alegria que só o Brasil traz é uma experiência única, e pretendo voltar mais vezes", afirmou.

A Feirinha São Luís fomenta economia criativa aos produtores e micro empreendedores, que oferecem seus produtos por preços justos. Ao longo das primeiras 40 edições, o programa já movimentou mais de nove milhões de reais.

Segundo estimativa da Polícia Militar, a média de público para cada edição é de cerca de 4,5 mil pessoas. Além dos produtos agrícolas, que vai à Feirinha pode encontrar artesanato para decorar a casa, boas leituras com obras de autores locais, ou tomar café da manhã e almoçar.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem