agencia

Notícias

Quinta-feira, 10/05/2018 - 11h03

2ª Semana Gastronômica de Turismo apresenta ao público receitas inovadoras de pratos regionais

Evento, promovido pela Prefeitura de São Luís, tem como objetivo valorizar a culinária maranhense

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

2ª Semana Gastronômica de Turismo apresenta ao público receitas inovadoras de pratos regionais

Mais de 150 pessoas participaram, nesta quarta-feira (09), das atividades da  2ª Semana Gastronômica de Turismo e aprenderam mais sobre as potencialidades de alguns produtos maranhenses. Ravióli de Juçara, Culis de Bacuri e Vatapá Low Carb foram os três pratos que receberam destaque, em meio a uma programação repleta de delícias da terra. O evento terá seu encerramento nesta quinta-feira (10), com mais oficinas e aulas-shows e uma grande degustação com direto a todos os pratos que foram ensinados durante o evento.

A Semana Gastronômica do Turismo, uma iniciativa da Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), tem como objetivo valorizar a culinária maranhense diante dos turistas e dos próprios cidadãos ludovicenses. Para a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, a ideia está conseguindo ser perpetuada na cidade. "Nós realizamos mensalmente cursos de gastronomia por meio do programa coordenado pela primeira dama, Camila Holanda, o Todos por São Luís. Realizar esse evento totalmente voltado para a gastronomia segue a linha de trabalho da gestão do prefeito Edivaldo que vem sendo colocada em prática pela secretaria. É muito satisfatório saber que o público adota a ideia e participa de tudo", destacou a secretária.

Os alunos também percebem essa função do evento, como conta o estudante Carlos Yuri. "São pratos bem diferentes. O vatapá low carb, por exemplo, foi uma receita totalmente nova, pra mim. Geralmente comemos só com o camarão, mas nessa aqui tem ingredientes como a farinha do coco. O sabor ficou ótimo", disse Carlos.

Além do vatapá low carb, hoje foi dia de destacar o culis de bacuri e o ravioli de juçara. Esses são alguns pratos que estão sendo apresentados durante o evento e que já foram repassados para mais de 500 pessoas, ao longo de dois dias de muita gastronomia.

VAGAS 

As aulas-show de Bacalhau Maranhense, Tortas Maranhenses, Vinagreira e seu Aproveitamento Integral e Arroz de Mariscos ainda têm vagas disponíveis. Para se inscrever, basta levar 1kg de alimento não-perecível até a Central de Atendimento ao Turista, a partir das 8h da manhã desta quinta-feira. Asinscrições para as oficinas já estão encerradas.

Veja a programação!

DIA 10/05
14h – Aula-Show: Bacalhau Maranhense – Chef Junior Lisboa. Local: Central de Atendimento ao Turista;
15h – Aula-Show: Tortas Maranhenses – Chef Ligia França / Marilene Sabino. Local: Central de Atendimento ao Turista;
15h – Oficina: Bacalhau Maranhense – Chef Junior Lisboa. Local: Grand São Luís;
16h – Aula-Show: Vinagreira e seu Aproveitamento Integral – Professora Elaine Fernandes e o Chef Junior Ayoub. Local: Central de Atendimento ao Turista;
16h – Oficina: Tortas Maranhenses – Chef Ligia França. Local: Grand São Luís Hotel;
17h - Oficina: Vinagreira e seu Aproveitamento Integral - Chef Junior Ayoub. Local: Grand São Luís Hotel.
17h30 - Aula-Show: Arroz de Mariscos - Chef Ana Lula. Local: Central de Atendimento ao Turista.
Encerramento
18h - Degustação dos pratos na Central de Atendimento ao Turista;
18h30 – Apresentação Cultural com o grupo Batuques do Maranhão.