agencia

Notícias

Sexta-feira, 11/05/2018 - 08h40

Equipamentos sociais da Prefeitura homenageiam mães com programação especial

Bailes, oficinas e atividades culturais marcam a data e reúnem mulheres assistidas pelas políticas públicas na área da assistência social do municípal

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Baile das Rosas reuniu mães da Casa do Bairro e dos Cras do Centro e MaracanãSorteio de brindes, oficinas de maquiagem, baile, música ao vivo e muita emoção marcaram a comemoração do Dias das Mães nos equipamentos sociais da Prefeitura de São Luís. Realizadas pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), a programação se estendeu durante toda esta semana, com ações simultâneas realizadas nesta quinta-feira (10) em espaços como a sede da secretaria e Centro-Dia Infantil, entre outros.

Para a titular da pasta, Andréia Lauande, a programação reflete a atenção dispensada pela gestão do prefeito Edivaldo para aquelas que são as primeiras a buscar as políticas públicas. "A vasta programação com a parceria de instituições e rede conveniada de homenagem às mães reflete o carinho com as mulheres que se dedicam a melhorar a qualidade de vida das suas famílias. Esses momentos são importantes para trabalhar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários", pontuou Andréia Lauande.

A homenagem às mães acompanhadas pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) da região do Coroadinho aconteceu na sede da Semcas. As mães acompanhadas pelos Creas são mulheres que já se submeteram à experiência de algum tipo de violação de direito na sua vida. Os cinco Creas no município executam o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).

Creuza Ferreira, 56 anos, ambulante, mãe do adolescente M.S.F., 17 anos, cumprindo Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida, disse que tem enfrentado as dificuldades com coragem e participar da homenagem para as mães é uma forma de sair um pouco da rotina. "Confesso que não tem sido fácil, tenho vivenciado momentos que não conhecia, mas encontrei apoio nos atendimentos do Creas e vim aqui para aproveitar do momento e pensar em ouras coisas", desabafou Creuza.

Momento da celebração para as mães atendidas pelo Creas Coroadinho

PROGRAMAÇÃO

As mães da Casa do Bairro, Centros de Referências das Assistência Social (Cras) do Centro e Maracanã tiveram uma tarde dançante embaladas por músicas no ritmo de seresta e forró, no Baile das Rosas, realizado no Solar das Flores. Sorteio de brindes e homenagem a duas idosas completaram a tarde festiva no local.

Maria das Graças Torres, 70 anos, frequenta as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) desenvolvido na Casa do Bairro duas vezes por semana e está sempre presente nas festividades promovidas pela unidade. "Sou nascida e criada no bairro Desterro e me inscrevi no serviço. Lá eu faço artesanato, pintura em tecido, participo do curso de corte e costura e gosto muito de tudo que faço. Isso me ajuda a ficar mais ativa, mais alegre e a festa para as mães é tudo de bom", afirmou.

No Centro-Dia Infantil as mães foram recebidas com um delicioso café da manhã. Em seguida, as presentes tiveram a oportunidade de participar de uma atividades como limpeza de pele e maquiagem.No Centro-Dia mães participaram de uma manhã especial

Nos 20 Cras foram feitas apresentações culturais, oficinas de maquiagem, cuidados pessoais em ações durante a semana, mas a programação não encerrou ainda. Próximo dia 16, o Cras Bequimão levará as mães ao Teatro Alcione Nazaré, para assistirem à peça teatral 'Alice'.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem