agencia

Notícias

Sexta-feira, 11/05/2018 - 08h32

Semana Gastronômica de Turismo ensina ao público receitas maranhenses e valoriza culinária local

Evento promovido pela Prefeitura de São Luís recebeu grande público durante os três dias da programação que incluiu oficinas, palestras e aula-show

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Pratos inovadores foram ensinados ao público durante o evento

A 2ª Semana Gastronômica do Turismo, realizada entre os dias 8 e 10 de maio, foi finalizada com oficinas e aulas-show de comidas típicas maranhenses e com sucesso de público. A vinagreira, o bacuri e a juçara foram temas de receitas para mais de 10 chefs que lançaram pratos inovadores da culinária maranhense. O evento foi uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, realizado pela Secretaria Municipal de Turismo e aberto ao público nos dois locais em que ocorreu, o Grand São Luís Hotel e a Central de Informações Turísticas. A iniciativa faz parte das ações voltadas para o turismo que vêm sendo colocadas em prática na gestão do prefeito Edivaldo. 

A Semana Gastronômica do Turismo é voltada para a valorização da culinária maranhense, um dos diferenciais de São Luís quando o assunto é singularidade. Nesta segunda edição, foram destacados os itens da terra, segundo a secretária municipal de Turismo. "O importante do evento é o resgate da nossa gastronomia. A partir dos produtos que encontramos aqui, criamos pratos que podem ser levados para as casas de quem aprendeu e até mesmo para os restaurantes da cidade", explica Socorro Araújo. Os secretários Pablo Rebouças (Governo), Andréia Lauande (Assistência Social) e Conceição Castro (Comunicação), também participaram do encerramento do evento. 

O evento mostrou ao público a necessidade da criação de pratos com produtos típicos da cidade. Júnior Lisboa, professor e Chef do restaurante Senac, foi o responsável pela oficina de Jabiraca (Bacalhau Maranhense), que teve uma ótima receptividade do público. "A alta gastronomia entrou no nosso estado e todos gostaram. Então nada melhor do que a gente adaptar os nossos costumes para dar vez à nossa cultura, à nossa gastronomia", disse.

Para Eliane Alves, uma das participantes da Semana, o evento conseguiu atingir o objetivo de valorização da culinária local. "A Prefeitura superou as minhas expectativas. Participei da aula-show de Vinagreira e seu Aproveitamento Integral e da oficina de tortas Maranhenses. Amei todas, e já vou colocar em prática na minha casa", contou a comerciária.

Mais de 500 pessoas aproveitaram o evento, que já integra a programação anual da Secretaria Municipal de Turismo. Durante todo o ano, a secretaria leva oficinas de comidas típicas para o programa Todos por São Luís, disponibilizando aos moradores da cidade a oportunidade de aprender as receitas típicas da capital maranhense.

                                        Acesse aqui a galeria de imagens