agencia

Notícias

Sábado, 12/05/2018 - 11h18

Prefeitura homenageia as mães com edição especial do Todos por São Luís no Hospital da Mulher

Por orientação do prefeito Edivaldo um grande mutirão de serviços de saúde, embelezamento e atividades artísticas e culturais foi realizado neste sábado (12), na edição especial do programa

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura oferece atendimento especial às mães durante edição do Todos por São Luís no Hospital da Mulher

Em homenagem ao Dia das Mães, comemorado neste domingo (13), um grande mutirão de serviços de saúde, embelezamento e atividades artísticas e culturais foi realizado neste sábado (12), na edição especial do Programa Todos por São Luís, executado pela Prefeitura de São Luís, no Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda. No local, as mães foram recepcionadas com um café da manhã, apresentação cultural do grupo Lamparina e da banda da Guarda Municipal.  

"Realizamos hoje um "Todos" muito especial, porque é amplamente dedicado às mães, esses seres tão iluminados e amados por nós. O prefeito Edivaldo e a primeira-dama, Camila Holanda, imbuídos de muita sensibilidade e carinho estão proporcionando um tratamento especial às mães, homenageando-as com a oferta de serviços importantes amplamente dedicados a elas que, quase sempre, estão envolvidas com os cuidados com seus filhos, com sua casa e seu trabalho. E hoje tiveram aqui a oportunidade de cuidar um pouquinho mais de si mesmas, de sua saúde e de se divertir com as várias ações culturais ofertadas", afirmou o secretário de Saúde,Lula Fylho.

O secretário acrescentou, ainda, que esta é a principal proposta do programa, aproximar a comunidade das políticas públicas que tem direito, reunindo em um só dia serviços em diversas áreas e que no seu dia a dia teriam dificuldade de realizar.

Mãe de 10 filhos, avó de 23 netos e 11 bisnetos, a aposentada Marilda de Jesus Pinheiro, 75 anos, sabe perfeitamente o sentimento incondicional que é gerar e amar tantas criaturas. Ela enalteceu a realização da homenagem às mães com serviços realmente relevantes à vida de cada uma delas. "Eu sempre participo dos mutirões da Prefeitura e, hoje, principalmente, não poderia jamais deixar de participar dessa edição do programa, porque, além da homenagem especial que nós, mães, estamos recebendo, ainda temos a oportunidade de realizar diversos procedimentos médicos voltados à nossa saúde", disse ela. 

A dona de casa Clarice Soares, 58 anos, mãe de quatro filhos e avó de dois netos, também chegou cedo ao local do evento. "Achei oportuna a iniciativa de homenagear as mães com esse leque de serviços tão importantes à nossa saúde e ao nosso entretenimento. Tenho uma série de consultas para fazer e espero realizar todas até o final da manhã", relatou.

Já a autônoma Laura Santos, 48 anos, também mãe de três filhos e quatro netos, disse que compareceu ao evento só para apreciar as atrações culturais, dar um trato no visual e participar do café da manhã ofertado pelo evento. "Adorei a ideia, moro aqui perto e aproveitei para visitar os estandes e me divertir um pouco", afirmou.

 AÇÕES 

Todas as ações contempladas na programação do Todos por São Luís - especial Dia das Mães foram realizadas no Hospital da Mulher, unidade municipal de saúde que já tem a marca do cuidado com o público feminino e onde já são executados diversos procedimentos médicos destinados às mulheres.

As ações de saúde desenvolvidas pelo 'Todos por São Luís' no Hospital da Mulher vêm somar às do Mutirão de Cirurgias Eletivas Ginecológicas, outra iniciativa que já vem sendo executada na unidade pela Prefeitura de São Luís, também dedicada às mulheres. As cirurgias eletivas contempladas pelo mutirão são realizadas sempre aos sábados e domingos, para cumprir uma meta de fazer 25 intervenções cirúrgicas no final de semana.

"Por meio do mutirão já realizamos quase 300 cirurgias ginecológicas eletivas e até o final de junho próximo vamos completar a meta total prevista de realizar 600 procedimentos cirúrgicos ginecológicos, nessa grande ação para levar cada vez mais saúde à população", enfatizou o secretário. O mutirão contempla a realização de cirurgias ginecológicas como miomectomia, colecisteconomia, herniografia, perineoplastia, colpoperíneoplastia, hemioplastia, laparotomia, histerectomia, laqueadura, entre outros procedimentos.

Na gestão do prefeito Edivaldo, o Hospital da Mulher passou por ampla reestruturação de seus serviços, foi totalmente reformado, equipado e passou a ofertar novos procedimentos de saúde nunca antes oferecidos à população, inclusive de alta complexidade como as cirurgias neurológicas, por exemplo; e a ofertar outros serviços como tomografia computadorizada, eletroneuromiografia e outros. O Hospital da Mulher conta, atualmente, com 53 leitos, sendo 10 de UTI.

A edição especial do 'Todos por São Luís' dedicado às mães ofertou, ainda, consultas médicas com clínico geral, pediatra e ortopedista, além de atendimentos nas áreas de odontologia, oftalmologia e fisioterapia. A área da saúde contou ainda com o Consultório Volante do programa 'Saúde para Todos" para realização de exames ginecológicos preventivos e tratamento odontológico. Foram realizados também avaliação e orientação nutricional, imunização, aferição de pressão arterial e glicemia e testes para detecção de doenças como hepatites e HIV, entre outros serviços na área.

Na área da segurança alimentar, foram distribuídos pescados por meio do programa 'Peixe para Todos", projeto executado pela Prefeitura de São Luís com o objetivo de reduzir os índices de insegurança alimentar na capital.

A ação ofertou também oficinas de confecção de origami, decoração de garrafas e tiaras, confecção de porta-retratos, porta-celular, bonecas de pano, porta-treco e chaveiros e customização de panos de prato. A ação contou, ainda, com a feira de artesanato, atendimento na área da assistência social e serviços de embelezamento, além de atividades culturais.

O 'Todos por São Luís' já realizou mais de 500 mil atendimentos nas áreas de saúde, segurança alimentar, educação, cultura, arte, esporte e lazer, capacitação, entre outras, beneficiando moradores de mais de 440 bairros, ao longo de três anos de execução do programa.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem