agencia

Notícias

Sexta-feira, 25/05/2018 - 11h09

Prefeitura de São Luís participa da Ação Global 2018 com a oferta de diversos serviços

O poder público municipal oferecerá uma série de serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação ambiental, entre outros

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Consultas médicas com especialistas serão oferecidas pela Prefeitura de São Luís durante a 25ª edição da Ação Global, neste sábado (26)

Para somar esforços à Ação Global 2018, a Prefeitura de São Luís oferecerá uma série de serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação ambiental, entre outros. A Ação Global, projeto social realizado anualmente, é organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e conta com parceiros, como o poder público municipal, para a execução dos serviços. As atividades da 25ª edição do projeto social acontecem este sábado (26), no Multicenter Sebrae, das 8h às 17h.

Durante a ação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferecerá consultas especializadas com profissionais como clínico geral, pediatra, ginecologista e dentistas. Entre os demais serviços, estarão também vacinação contra febre amarela, hepatite B, influenza, meningite, dentre outras; realização de teste rápido para detecção de doenças como HIV e Hepatites B e C; e a oferta de exames preventivos, com coleta de material para prevenção de câncer de colo uterino. Serão realizadas, ainda, atividades educativas sobre o combate às arboviroses.

A ação contará também com o suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destaca que a intenção do poder público municipal é contribuir com o projeto. "Sob determinação do prefeito Edivaldo, estamos mobilizando nossas equipes para reforçarem os serviços oferecidos durante a Ação Global, especialmente na área da saúde. Através de parcerias como essa, ampliamos o alcance de nossas ações e, consequentemente, o acesso aos serviços públicos", diz.

A Ação Global é o somatório de cidadania e voluntariado que presta muito mais que o serviço, atende com atenção a expectativa da comunidade e promove uma sinergia do bem e o voluntariado. "Só temos a agradecer aos parceiros, a comunidade, e a todas as instituições, que, de alguma forma, contribuem para essa 25ª edição da Ação Global, um investimento social privado da indústria brasileira por meio do SESI e da Rede Globo", destacou superintendente do SESI, Marco Antonio Moura da Silva.

Além dos serviços de saúde, a Prefeitura de São Luís oferecerá serviços na área da Assistência Social, com orientações sobre o Serviço de Abordagem Social e o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI); agendamento para reunião de acolhida das famílias; informações sobre o Cadastro Único e o Bolsa Escola; divulgação dos serviços ofertados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Cadastro Único para Benefício de Prestação Continuada; e panfletagem sobre o combate ao trabalho infantil.

A Prefeitura de São Luís também estará presente com a Ouvidoria, por meio da Controladoria-Geral do Município. Na Ação Global, será disponibilizado um canal onde o cidadão poderá apresentar sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias acerca da administração municipal. "Com essa iniciativa, a Prefeitura oferece um canal para que o cidadão ludovicense possa exercer seu papel de controle social", reforça o controlador-geral do Município, Jackson dos Santos Castro.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

No espaço Cidadão Limpeza Cidade Beleza serão desenvolvidas pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana ações de educação ambiental. O objetivo é conscientizar a população sobre o descarte correto dos resíduos sólidos domiciliares. Além de atividades lúdicas e distribuição de brindes, quem passar pelo stand do Comitê Gestor de Limpeza Urbana receberá dicas importantes de como fazer a separação adequada dos resíduos domésticos que devem ser entregues nos Ecopontos e os que devem ser dispostos para a coleta domiciliar.

Os visitantes também aprenderão sobre a forma correta de acondicionar os resíduos para evitar que estes se espalhem pelas ruas. O horário e dia correto para o descarte serão outra informação repassada ao público da Ação Global. Vídeos institucionais apresentarão os serviços de limpeza urbana realizados diariamente pela Prefeitura de São Luís para o público.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a presença do órgão na 25ª edição da Ação Global. "Nós pretendemos, durante a Ação Global 2018, a apresentação das ações operacionais, dos nossos equipamentos de limpeza urbana, que são os Ecopontos, além das nossas ações de educação ambiental na limpeza urbana sob a ótica do exercício da cidadania em busca do bem-estar da coletividade, na proposta de mudança de hábito dos munícipes, dentro dos parâmetros atuais da sustentabilidade, proporcionando melhorias ambientais no município", afirmou.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem