agencia

Notícias

Sábado, 26/05/2018 - 13h13

Estudantes de escolas da Rede Municipal são premiadas pelo Concurso Cultural 18 de Maio

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Estudantes de escolas da Rede Municipal são premiadas pelo Concurso Cultural 18 de Maio

Cinco estudantes de escolas da Rede Pública Municipal de São Luís foram premiados pelo 'Concurso Cultural 18 de Maio', promovido pelo Comitê de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A solenidade de premiação aconteceu na sexta-feira (25), no plenário da Câmara de Vereadores de São Luís, e contou com a presença do professor Moacir Feitosa, titular da Semed, e de Andreia Lauande, secretária municipal da Criança e da Assistência Social (Semcas).

Moacir Feitosa destacou os trabalhos de prevenção à violência sexual de crianças e adolescentes que vêm sendo desenvolvidos pela Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Edivaldo, por meio da Semed, da Semcas, e de outras instituições públicas municipais da capital maranhense. Ele falou ainda das medidas administrativas e protetivas que são tomadas pela Semed em caso de suspeita de violação dos direitos das crianças e adolescentes (estudantes da rede), e também do trabalho de orientação e conscientização realizado por servidores docentes e outros lotados nas escolas públicas municipais.

O professor Moacir fez ainda um pedido aos estudantes presentes à solenidade e que participaram do concurso, para que, a cada dia, possam se apropriar ainda mais do conteúdo se tornando multiplicadores de informações na escola e comunidade onde vivem. "Essa é uma temática muito importante e sempre atual, que tem a ver com a proteção de nossas crianças e adolescentes, por isso, peço a vocês estudantes que continuem esse trabalho de conscientização entre seus colegas de sala de aula e toda a escola. E parabéns pelo excelente trabalho realizado neste concurso cultural", assinalou o titular da Semed.

A Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Santa Clara (do Núcleo Cidade Operária) ganhou quatro das cinco premiações entregues aos estudantes - o 1º, 2º e 3º lugar na categoria Redação; e o 2º lugar na categoria Vídeo (de bolso). O 1º lugar na categoria Vídeo foi para a U.E.B. Alberto Pinheiro. Por ordem de classificação, o Comitê de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes entregou uma bicicleta para o primeiro lugar de cada categoria, um tablet para o segundo, e um skate para o terceiro lugar.

Os contemplados foram: Evillyn Vitória Santos, 14 anos (9º ano) - 1º lugar em Redação; Anttonia Letícia Pereira Lima, 13 anos (8º ano) - 2º lugar em Redação; Evanyhelen Martins Farias, 13 anos (8º ano) - 3º lugar em Redação; Isael Carlos Campos Ferreira Junior, 14 anos (9º ano) - 1º lugar em Vídeo; e Rodrigo Willians Pereira Lima, 14 anos (8º ano) - 2º lugar em Vídeo. Todos os estudantes das unidades de educação básica que participaram do concurso eram dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Pública de São Luís.

Da solenidade de premiação dos estudantes - e também das escolas que, representadas pelos seus gestores, receberam o certificado de participação no concurso cultural - fizeram-se também presentes a secretária adjunta de Ensino da Semed, Maria de Jesus Gaspar Leite; a superintendente da área de Ensino Fundamental (SAEF/Semed), Arsênia Formiga; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Janicelma Fernandes; o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Oliveira; e os vereadores Genival Alves, Concita Pinto, Ricardo Diniz (que presidiu a mesa), e Raimundo Penha, do qual veio a solicitação de audiência pública para a premiação do concurso na casa legislativa municipal de São Luís.

INCENTIVO

"Estou muito orgulhosa de ter orientado e incentivado meus alunos a participar. Além das discussões e debates que promovemos em sala de aula, eles também fizeram pesquisas individuais e estão todos de parabéns", disse Ilziane Correia Luz, professora do 9º ano na U.E.B. Santa Clara. "Recebemos com grande satisfação a notícia de que nossos estudantes haviam sido premiados. E tenho convicção de que isso é resultado de um trabalho de incentivo à leitura e escrita que fazemos desde as séries iniciais", destacou o gestor Jadilson Gomes (Santa Clara).

A aluna Evillyn Vitória conta que a partir da temática do concurso, voltado para o 18 de Maio - Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ela focou na questão específica dos danos psicológicos que o ato do abuso pode provocar em crianças e adolescentes e na conscientização da denúncia. "É a primeira vez que participo de um concurso como esse, e nunca pensei que ganharia o primeiro lugar, Estou muito feliz", disse a estudante.

"Fiquei em estado de choque quando eu soube que ela ganhou o primeiro lugar na Redação. Que alegria. Saí contando para toda a vizinhança. Evillyn é um orgulho para a família", declarou a mãe Ildeane Santos.

O professor de Língua Portuguesa do 8º ano na U.E.B. Santa Clara, Rúben Reis, conta que realizou seminários temáticos em sala de aula e debates para que os estudantes se apropriassem ao máximo de todas as questões que envolvem o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. "Fiz até mesmo um esquema no quadro para que os estudantes pudessem trabalhar melhor suas produções textuais, e me sinto realizado e feliz com o resultado", assinalou Rúben.

O Concurso Cultural 18 de Maio, promovido pelo Comitê de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, é mais uma das ações da Campanha "Faça Bonito - proteja nossas crianças e adolescentes", realizada todos os anos pela Prefeitura de São Luís e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA), em alusão ao dia 18 de maio, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

                                           Acesse aqui galeria de imagens