agencia

Notícias

Domingo, 03/06/2018 - 15h14

Prefeitura reduz focos do Aedes aegypti com atuação permanente em bairros da capital

As ações já beneficiaram moradores de diversos bairros como Vinhais, Planalto Vinhais I e II e Vila Menino Jesus de Praga

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Entre as atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti estão as visitas domiciliares com aplicação de larvicidas

Campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, colocada em prática pela Prefeitura de São Luís, mostra sua eficácia com a erradicação de focos e criadouros, o controle da infestação nos bairros e com as ações educativas desenvolvidas nas comunidades. O trabalho é  permanente e ganhou reforço no período de chuva com grande ações já realizadas nos bairros do  Vinhais, Planalto Vinhais I e II e Vila Menino Jesus de Praga. Como resultado do trabalho, que segue orientação do prefeito Edivaldo, São Luís registrou, nos primeiros quatro meses deste ano, uma redução de aproximadamente 60% no número de casos de dengue notificados no município, em relação ao mesmo período do ano passado.

Nos bairros visitados os agentes de saúde realizam visitas aos imóveis e inspeção de pontos estratégicos como borracharia, ferro velho. Ainda ações como a aplicação de larvicidas; atividades de recolhimento de bagulho volumosos – materiais inservíveis não recolhido pela coleta diária; e recolhimento de pneus. Foram visitadas quase 300 mil moradias e quase quatro mil estabelecimentos diversos inspecionados, durante as atividades nos bairros do Vinhais, Planalto Vinhais I e II e Vila Menino Jesus de Praga.

O secretário municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho, enfatizou a eficácia da ação planejada e integrada com as demais secretarias. Segundo ele, a ampla ação tem como objetivo prevenir, informar e conscientizar a sociedade para contribuir com o combate ao mosquito. "Temos a determinação do prefeito Edivaldo em fazer desta batalha uma das prioridades dos projetos da Saúde e assim, prevenirmos a infestação deste mosquito que causa doenças sérias e que, se não tratadas com atenção, podem até levar à morte. A campanha prossegue e se amplia para mais bairros mantendo São Luís longe do risco".

Na programação do dia 'D' da campanha, além das demais ações estão incluídas a nebulização com carro fumacê; vacinação humana contra febre amarela, meningite e influenza; distribuição de preservativos; apresentação de teatro conscientizando sobre arboviroses; demonstração de banners e faixas orientando em alertas sobre a dengue; e laboratório montado onde é apresentada a evolução do mosquito. É promovida ainda a capina, poda de árvore e limpeza de praças. 

CAMPANHA

O combate ao mosquito Aedes aegypti será intensificado com a terceira etapa da operação realizada pela Prefeitura de São Luís. O mosquito transmite a dengue, chikungunya, zika e febre amarela. A campanha, de 11 a 16 de junho, integra diversas secretarias com ações nos bairros Cohafuma, Vinhais e Recanto Vinhais. Entre as atividades estão visitas às residências, distribuição de material informativo, nebulização com carro fumacê e recolhimento de bagulho volumosos.

No Cohafuma, serão  mais de 1.600 casas; no Vinhais, altura da Curva do 90, as visitas alcançam 300 habitações; e no Recanto Vinhais, serão visitadas cerca de 1.800 residências por agentes de endemias. Segundo o coordenador do Programa Municipal de Combate às Arboviroses, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Pedro Tavares, o foco é a prevenção. "O trabalho permanente e direcionado vai somar para diminuir a incidência do mosquito e que essas doenças graves sejam disseminadas", pontuou.

CRONOGRAMA

As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, em parceria com diversas secretarias. Nesta etapa, o dia 'D' será sábado, 16 de junho, encerrando a terceira edição. "Este amplo trabalho segue as orientações do prefeito Edivaldo e são realizadas de forma articulada e integrada, envolvendo as áreas da limpeza pública, saúde, meio ambiente e educação", reforça Pedro Tavares.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem