agencia

Notícias

Quarta-feira, 06/06/2018 - 09h58

Prefeitura realiza ações de conscientização sobre o meio ambiente em escolas municipais

Unidades de Educação Básica Moranguinho, Paulo Freire, Bernardina Espínola, Gardênia Gonçalves e Sofia Silva e também o corpo técnico da Secretaria Municipal de Educação participaram de ações alusivas ao Dia do Meio Ambiente

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Na semana do meio ambiente, a U.E.B. Moranguinho faz caminhada ecológicaA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou uma vasta programação em alusão à Semana Nacional do Meio Ambiente, criada no Brasil pelo decreto 86.028 de 7/05/1981, com o objetivo de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). As atividades ocorreram em escolas da rede municipal e também na sede da secretaria.

Tradição deste 2013, a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Moranguinho, do bairro Monte Castelo, realizou na manhã desta terça-feira (5), caminhada em favor da natureza em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Pais, estudantes, professores e toda comunidade escolar participaram da ação que se deu no entorno escolar.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, ressalta que com a data espera-se uma sociedade com mais informações relevantes sobre os impactos do homem no planeta. "Parabenizo as equipes da Semed pela preocupação em destacar a importância da preservação e de trabalhar de forma consciente os recursos no nosso planeta. O meio ambiente pode ser ajudado com medidas individuais bastante simples, por exemplo, economia de água e energia", disse o gestor.

Rafael Bordalo, pai da pequena Vitória Bordalo, 3 anos, contou que este é o primeiro ano da filha na escola e que está sendo muito produtivo participar de momentos especiais como este ao lado dela. "É necessário todos os pais se fazerem presentes nos eventos promovidos pela escola dos seus filhos, pois nós fazemos parte do desenvolvimento da criança e com o nosso apoio contribuiremos de forma ampla para uma educação boa e de qualidade. Com isso, nossos filhos só têm a ganhar, gostei muito da iniciativa", disse o pai.

A gestora da escola, Rosineia Nascimento Silva, explica que o projeto envolve toda a comunidade. "Já fizemos um mutirão de limpeza com os pais, construímos o jardim em frente à escola, ainda vamos distribuir mudas de girassóis para a vizinhança. Além de toda a programação na sala de aula com a produção de atividades lúdicas com as professoras", disse.

A professora Leda Mesquita destacou que na sala de aula foi trabalhada com as crianças a preservação da fauna. "De maneira lúdica, mas consciente desde pequenos, precisamos mostrar o valor do meio ambiente para nossas crianças. Na sala, trabalhamos o respeito e a preservação dos animais que estão em extinção e a importância do cuidar. As crianças sempre adoram e nos surpreendem", completou a professora.

Miguel Silva Fonseca, 5 anos, estudante da turma do Infantil I, acompanhado da mãe, Célia Maria Fonseca Sousa, 45 anos, disse que é importante cuidar da natureza e da água. A mãe colaborou pontuando que todos precisam fazer sua parte para um mundo melhor. "Temos que evitar os desperdícios, vivendo em paz e unidos para deixar um mundo melhor para as crianças", concluiu.

AÇÃO NO PARQUE

As crianças da Educação Infantil das Unidades de Educação Básica (U.E.Bs.) Paulo Freire, Bernardina Espínola, Gardênia Gonçalves e Sofia Silva participaram nesta terça-feira (5) das comemorações da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), no Parque do Bom Menino.

Com a participação dos pais e familiares das crianças, a ação teve a intenção de incentivar os pequenos a preservarem as árvores e paisagens naturais da cidade e se conscientizarem da importância do meio ambiente. O presidente do Impur, Luiz Carlos Braga Borralho Junior, ressaltou a importância das ações. "As ações em comemorações à Semana do Meio Ambiente acontecem com o envolvimento de diversas secretarias municipais. Hoje, com a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) e Secretaria de Educação (Semed), realizamos atividades de educação ambiental para as crianças da rede municipal. Elas tiveram a oportunidade de fazer plantio, participarem de palestras e oficinas de reciclagem, além de várias outras atividades", informou.

Após o plantio de várias mudas em toda região do parque, as crianças finalizaram a primeira parte da ação dando um abraço simbólico em uma das árvores do local e celebrando com pais, professores e funcionários da prefeitura o Dia Nacional do Meio Ambiente.

Dedilene Moraes, mãe da Kaylane Stephanie, do Infantil II da U.E.B. Bernardina Espínola falou da importância dessa ação. "Ela vai aprender a respeitar a natureza, a conhecer mais das plantas, dos frutos, a ter o cuidado para não arrancar folhas, ela vai se adaptando com essa forma de agir desde cedo", frisou.

SEMED 

Na sede da Semed, com a iniciativa do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da secretaria, a campanha de conscientização contou com palestras de técnicos do núcleo. Com o tema 'Recicle-se', o técnico Keyton Kylson Fonseca Coelho ministrou palestra com a intenção de estimular atitudes conscientes e compromisso diário com os recursos em geral, evitando o desperdício e mudando conceitos com novas práticas. "Não basta apenas reciclar quando algo já foi descartado, precisamos mudar nossos hábitos. Sustentabilidade é uma saída, potencializando os aspectos econômico, social e ambiental, com exercícios de curto, médio e longo prazo e da manutenção qualitativa e quantitativa do estoque de recursos ambientais", alertou.

Já o técnico Luís Câmara aproveitou a oportunidade para falar sobre a conscientização voltada para os alunos em relação ao meio ambiente dentro do espaço escolar. "Uma boa dica para um projeto escolar é a construção de uma horta, uma forma de os estudantes compreenderem mais sobre como a terra fornece o alimento e a importância de cuidar do solo. A horta pode se expandir para um projeto comunitário, educar os outros e permitir que a comunidade escolar tenha a oportunidade de participar e colaborar com o meio ambiente nas redondezas da escola. Já a reciclagem é o processo mais eficiente e ecologicamente responsável no trato de plástico, vidro, metal, papel e papelão", disse.

 Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem