agencia

Notícias

Sexta-feira, 08/06/2018 - 18h34

Prefeitura de São Luís e Vale promovem semana do meio ambiente no Parque da Botânico

Alunos de escolas municipais participam até sábado (9) de evento que visa despertar a consciência ecológica por meio de atividades como dinâmicas, brincadeiras, palestras, peças e passeios ecológicos

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Uma das atividades realizadas com as crianças foi a contação de histórias no Parque BotânicoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Vale, realiza até sábado (9), a Semana de Meio Ambiente 2018, no Parque Botânico. As atividades começaram na quarta-feira (6), nos períodos da manhã e tarde, envolvendo estudantes das Unidade de Educação Básica (U.E.Bs.) Conego Sidney Castelo Branco Furtado, Raimundo Chaves, Henrique de La Roque (Anexo III: Piancó), Estudante Edson Luís de Lima Souto e Lindalva Teotônio Nunes da rede municipal de ensino. O evento faz parte das atividades do projeto de Educação Ambiental no Parque Botânico que acontece desde o ano de 2012 e tem como objetivo criar uma interação direta entre as crianças e o meio ambiente.

Em comemoração à semana do meio ambiente e também os 10 anos do Parque Botânico da Vale, aconteceram diversas atividades, tais como dinâmicas, brincadeiras, palestras, peças, pintura na pele e passeios ecológicos. Além de exposição de banners e rodas de conversas com técnicos da Semed, com o intuito de fazer os estudantes se conscientizarem a respeito da importância do meio ambiente.

O secretario municipal de Educação, Moacir Feitosa, destacou a importância da semana de consciência ambiental. "Nessas visitas os nossos estudantes percebem de perto a importância dos cuidados com a natureza, na preservação dos ecossistemas, e entendem que preservar é importante para a própria sobrevivência deles futuramente. E com a participação no projeto eles se tornam agentes multiplicadores de tudo o que aprendem nessas atividades", pontuou.

A coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Semed (NEA), Francisca Marques, pontuou as atividades desenvolvidas no projeto em parceria com a Vale e frisou a importância de trazer os alunos para um ambiente fora da sala de aula. "Trazer a criança para atividades práticas, em um espaço que também reflete o ensino é muito bom, é uma coisa nova, aqui é um território mais aberto. Eles têm a oportunidade de conhecer coisas diferentes, e isso faz bem. Então, quando juntamos o conhecimento da escola com uma atmosfera mais verde, as crianças começam a ter uma visão mais ampla. Isso enriquece e fortalece o conhecimento", disse.

Para a estudante do 5º ano, da U.E.B. Honório Odorico Ferreira, Mayara Rodrigues, de 9 anos, a experiência foi muito boa. "Estou achando uma experiência muito boa, aprendi aqui que precisamos preservar o meio ambiente, que se não preservarmos a vida irá acabar. A atividade que eu mais gostei hoje foi sobre a história do petróleo", disse.

PARQUE

O Parque da Vale é uma área de preservação aberta para a comunidade e todos os meses acontecem eventos abertos para todos os públicos, incluindo escolas, para estudantes de todas as idades.

As atividades realizadas no Parque Botânico tiveram interação direta com a natureza, com destaque para a Trilha das Orquídeas e a visita guiada "O minério e a Vale no mundo", no prédio do espaço Vale. A superintendente do Parque da Vale, Giselly Pinto, destacou a importância de celebrar a semana. "A Semana de Meio Ambiente do Parque Botânico acontece há 10 anos, desde quando o parque foi inaugurado. Hoje temos contação de histórias, recreação, games, oficinas, seminários. Nós recebemos esse público pra oferecer uma educação totalmente voltada para questão ambiental", informou.

A analista administrativa da Vale Roberta Gandra, falou sobre a relevância das visitas dos estudantes no parque botânico. "A vinda dos estudantes para o parque é muito importante, pois aqui eles reconhecem a natureza como ela é. Fazemos questão de abrir as portas para o público estudantil, por que acreditamos que sobre eles existem uma grande parcela de contribuição para a preservação da fauna e da flora. E esse ano é especial, por que estamos na comemoração dos 10 anos do parque, o que deixou a vinda dos alunos mais interessante nesses dias", concluiu.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem