agencia

Notícias

Quinta-feira, 14/06/2018 - 15h01

Prefeitura de São Luís abre festejos juninos na Praça Maria Aragão nesta sexta-feira (15)

Arraial integra o São João de Todos, realizado pela Prefeitura e Governo do Estado e vai receber na primeira noite tambor de crioula, bumba boi, forró e show

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Em 17 dias de festa, o arraial da Praça Maria Aragão vai receber quase 200 atrações durante o São JoãoCom cerca de 10 atrações por noite e quase 200 apresentações programadas para os 17 dias de festa junina, a Prefeitura de São Luís abre, oficialmente, nesta sexta-feira (15), o Arraial da Praça Maria Aragão, que integra o São João de Todos, uma parceria com o Governo do Estado. As mais diversas atrações da cultura e do folclore maranhense passarão pelos palcos da praça. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), acontece até dia 1º de julho, com programação das 18h à 01h. Além do Arraial da Maria Aragão a Prefeitura está apoiado apoiando outros arraias espalhados pela cidade ao exemplo do Arraial do Ipem, da Nauro Machado e da Vila Palmeira. 

O titular da Secult, Marlon Botão, destaca a diversidade das atrações na programação oficial do São João ludovicense. "Iniciaremos nesta sexta-feira mais uma grande festa da nossa cultura popular, primando pela diversidade das nossas manifestações, dos nossos folguedos, para proporcionar ao público uma vasta e alegre programação que agrade a ludovicenses e visitantes", observou Marlon Botão.

"Estamos muito satisfeitos com o início de mais um São João de Todos. Vamos mostrar toda a forma e diversidade da Cultura maranhense com festas espalhadas pelo estado inteiro, movimentando a economia criativa e a cadeira produtiva do turismo", destacou o secretário estadual de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Logo na abertura, dia 15, o tambor de crioula de Apolônio dará o tom genuíno das tradições juninas locais. Em seguida, grandes nomes do bumba meu boi se apresentam no terreiro da Maria Aragão, entre eles o Boi da Vila Conceição, às 20h; o Boi do Oriente, às 21h; Boi de Axixá às 23h; Boi da Maioba, às 00h; Boi de Morros, às 01h. Ainda na programação de abertura da festa, a Arena do Forró abre espaço para quem aprecia o melhor do ritmo pé de serra, a partir das 20h, com apresentações dos grupos Forró do Cabo Zé e Forró do Rui Mário. O público poderá ainda apreciar o romantismo de Eugênia Miranda, em show no palco principal da praça, a partir das 22h.

As atrações prosseguem no fim de semana, recheado de apresentações para todos os gostos. No sábado (16), a festa inicia com uma programação voltada ao público infantil, com a contagiante batucada do tambor de crioula mirim Arte Nossa, às 18h. Em seguida, se apresenta no palco da Maria Aragão, o bumba meu boi de Costa de Mão da Soledade, às 19h. Flávia Bittencourt e convidados - Alceu Valença e Nando Cordel - prometem levantar o público, em show no palco principal, das 20h às 22h50.

A programação do sábado também contará com apresentação da Dança Country Cowboy de Ouro, às 23h. Já na Arena do Forró, o Trio Poeirão e o Grupo 3 do Forró animam os visitantes ao ritmo do forró pé de serra, das 20h às 22h. A noite encerra com a apresentação do grupo alternativo Novilho Branco, 00h; e o bumba meu boi de Maracanã, às 01h.

No domingo (17), o terreiro da Praça Maria Aragão inicia com o cacuriá mirim Rabo de Saia, para fazer a festa da criançada, às 18h. Na sequência, apresentam-se a Dança do Coco Pirinã (19h), Dança Portuguesa Aliança Portuguesa (20h), seguida do bumba meu boi Upaon Açu (22h). O show da banda Forró Vinil anima o público a partir das 22h, no palco principal. Na Arena do Forró, toda a animação do Forró Bom Demais e de Raimundinho e Forró Pé no Chão, as 20h às 22h. Em seguida, o grupo alternativo Companhia Boizinho Barrica adentra o terreiro da Maria Aragão, para deleite dos amantes da brincadeira. A programação do domingo termina com a apresentação do bumba meu boi Brilho da Ilha, às 00h.

A festa continua na semana seguinte, apresentando a cada dia as mais diversas formas de manifestações da cultura maranhense, com uma programação que integra bumba bois contemplando todos os cinco sotaques – costa de mão, zabumba, baixada, matraca e orquestra –, além de grupos alternativos, tambor de crioula, cacuriá, quadrilhas juninas tradicionais e estilizadas, forró pé de serra, dança do boiadeiro/country, danças regionais, dança portuguesa e shows com artistas locais e de outros estados.

SERVIÇOS

Para garantir a estrutura, a organização e o brilho da festa, a Prefeitura de São Luís está desenvolvendo uma serie de serviços para manter a limpeza, o disciplinamento do trânsito, o ordenamento da venda de produtos no local, entre outros serviços.

Para assegurar a iluminação adequada nos circuitos oficiais de festa junina, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) intensificou o trabalho de recuperação e melhoria da iluminação pública, realizando a manutenção da rede e a colocação de projetores especiais de iluminação. O trabalho da Semosp também incluiu serviços de melhoria da infraestrutura dos espaços. 

O disciplinamento do trânsito também será intensificado nas áreas de festas juninas. Para isto, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), vai aumentar o número de agentes nos locais para realizar a fiscalização e manter a ordem e o fluxo no trânsito, nas vias próximas aos espaços de festa junina. Serão deslocados 60 agentes de trânsito por dia em 20 viaturas (carros e motocicletas) que reforçarão o ordenamento do trânsito nos principais arraias da cidade.

A SMTT também está atuando na educação para um trânsito responsável e seguro por parte dos motoristas. Para tanto estará com a equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran) em todos os arraiais da cidade. Durante as atividades serão distribuídos panfletos e bandeirolas aos brincantes, além da presença da Mascote Joca, grande atração da ação, principalmente entre as crianças.

Também estão sendo reforçados os serviços relativos à vigilância sanitária, para garantir a segurança à saúde do consumidor de alimentos nos arraiais e nas vendas ambulantes nos arredores das festas. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária, vai atuar com várias equipes de fiscais devidamente identificados, que estarão circulando nos espaços onde há comércio de produtos alimentícios.

O trabalho será de orientação, mas as irregularidades encontradas estarão passíveis de inutilização dos produtos e apreensão dos utensílios que não estejam de acordo com as normas sanitárias. O propósito da ação é minimizar os riscos de doenças transmitidas por alimentos contaminados.

Para garantir que os produtos vendidos nos arraiais sejam adequados ao consumo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou capacitação de 180 vendedores ambulantes cadastrados para trabalhar nos espaços de festa. O treinamento versou sobre a forma adequada de manipulação dos alimentos e conservação dos produtos, orientação sobre higiene e limpeza, tipos de embalagens e utensílios que devem ser utilizados conforme cada produto. A capacitação abordou, ainda, temas relacionados à apresentação pessoal, a vestimenta adequada, aspectos considerados fundamentais para a boa imagem do comércio e dos produtos ofertados. Os ambulantes também participaram de palestra sobre Atendimento ao Cliente, realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Sectur).

O ordenamento dos espaços ocupados nos arraiais e arredores também foi trabalhado de forma a garantir a ordem nos locais. O serviço é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana. O órgão está atuando desde o inicio do planejamento dos arraiais, realizando o cadastramento dos ambulantes que vão trabalhar no período junino e repassando todas as orientações procedimentais quanto à atuação dos vendedores de lanches e das barracas de comida típica. O objetivo é disciplinar o serviço conforme o código de postura da cidade e manter o controle para não ter haver atuação desordenada do serviço.

Limpeza 

A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, esta apoiando  todos arraias de São Luís garantindo a limpeza dos locais, atendendo às solicitações de serviço. Foram realizados serviços de capina e roçagem nos locais de festa. Também serão fornecidos sacos de lixo para que a organização dos arraiais faça o acondicionamento correto dos resíduos e disponham para a coleta.

Nos arraiais oficiais do São João de Todos, promovido pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado, além da capina e roçagem estão sendo colocados tonéis para que os frequentadores façam o descarte adequado do resíduo gerado durante as brincadeiras. No dia seguinte às apresentações será feita a lavagem dos locais, como nos arraiais da Praça Maria Aragão e Praça Nauro Machado.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informa que o esquema de limpeza montado especialmente para o período junino vai garantir o bom funcionamento dos espaços. "Temos diversos arraiais na cidade sendo organizados nos bairros pelas comunidades, além dos grandes arraiais com grande público. Por isso, vamos manter estes espaços limpos para que todos se divirtam com tranquilidade", disse.

Além dos serviços operacionais de limpeza urbana, serão feitas também ações de educação ambiental com o público para conscientizar sobre a importância do manejo correto do lixo, coleta seletiva e reciclagem. Nos dias 16 e 28 deste mês serão montados o Espaço Cidadão Limpeza Cidade Beleza no Arraial da Praça Maria Aragão onde ocorrerão as atividades.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem