agencia

Notícias

Quinta-feira, 14/06/2018 - 19h13

Prefeito Edivaldo recebe palestrantes internacionais do I Fórum Municipal Lixo Zero São Luís

Na reunião, os palestrantes apresentaram o Conceito Lixo Zero ao gestor e como ele pode ser integrado às políticas de gerenciamento de resíduos sólidos implantadas pela Prefeitura

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O prefeito Edivaldo recebeu no Palácio La Ravardière palestrantes do Fórum Lixo ZeroO prefeito Edivaldo se reuniu na tarde desta quinta-feira (14) com os palestrantes convidados do I Fórum Municipal Lixo Zero São Luís. O evento foi realizado pela Prefeitura na quarta-feira (13) e debateu ações para a redução da geração de resíduos na capital. Durante o encontro, os palestrantes apresentaram o Conceito Lixo Zero ao gestor e como ele pode ser integrado às políticas de gerenciamento de resíduos sólidos implantada pelo prefeito Edivaldo como os Ecopontos.

Estiveram presentes no encontro o vice-prefeito, Julio Pinheiro, a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, o presidente do Instituto Lizo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, os palestrantes internacionais Stefano Ambrosini e Mal Williams e a vice-presidente do Instituto Maranhão Sustentável, Lorena Saboya.

Durante o encontro o prefeito Edivaldo destacou que sempre debate com as comunidades a importância da manutenção da limpeza dos bairros. "Eu gosto de estar sempre em campo, conversando com a população de São Luís e sempre falo para as pessoas da importância da limpeza urbana. A Prefeitura mantém os serviços de limpeza sendo prestados com regularidade, mas a população também precisa contribuir mantendo a sua rua limpa. É preciso haver essa parceria da população com a Prefeitura", destacou o prefeito Edivaldo, ressaltando que a redução da geração de resíduos permite economia de recursos no sistema de limpeza urbana e garante mais investimentos em outras áreas da gestão.

Roberto Sabatini, ao apresentar o Conceito Lixo Zero ao prefeito Edivaldo, afirmou que o envolvimento do gestor público é fundamental para o correto gerenciamento dos resíduos sólidos. "O Conceito Lixo Zero objetiva guiar as pessoas a mudar seus modos de vida e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, mas para haver esta mudança é preciso investir não apenas no serviço de limpeza urbana, mas também em campanhas que mostrem às pessoas que é possível tomar novas atitudes que irão reduzir cada vez mais a geração de resíduos. E essa mudança precisa vir de exemplos das próprias comunidades. O papel do poder público neste momento é definir metas para que alcancemos esse objetivo", disse.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informou que após a definição de metas pelo prefeito Edivaldo vai colocar em prática o que foi debatido ao longo do fórum. "Durante o fórum pudemos conhecer várias experiências feitas por ativistas sociais, educadores, técnicos em gestão de resíduos, entidades e instituições que visam reduzir a geração de resíduos em determinada área. Agora é ampliar este mapeamento e formar uma rede para que promover um intercâmbio destas práticas", afirmou Carolina Moraes Estrela.

FÓRUM LIXO ZERO

O I Fórum Municipal Lixo Zero São Luís foi realizado no Convento das Mercês em parceria com o Instituto Maranhão Sustentável e o Instituto Lixo Zero Brasil. Durante todo o dia foram apresentadas ações adotadas pelo poder público, empresas e sociedade civil que cujo objetivo é a reciclagem do lixo, fazendo com que os resíduos voltem para o ciclo produtivo, gerando emprego, renda e menos impactos ao meio ambiente.

Foram apresentados exemplos de compostagem, reciclagem de materiais, políticas públicas implantadas em outras cidades brasileiras e outros países do mundo. Implantados na gestão do prefeito Edivaldo, os Ecopontos foram um dos destaques do fórum por serem uma política pública que agrega coleta seletiva, preservação do meio ambiente, educação ambiental, inclusão social e geração de emprego e renda.

CONCEITO LIXO ZERO

Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais residuais são projetados permitindo seu uso no pós-consumo. Lixo Zero significa projeto de produto e gerenciamento de processos para evitar e eliminar sistematicamente o volume e a toxicidade dos resíduos e materiais, conservar e recuperar todos os recursos e não aterrar ou incinerá-los. Ao implementar o Lixo Zero, todos os descartes para a terra, água e ar são evitados, o que são uma ameaça à saúde do planeta e dos seres vivos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem