agencia

Notícias

Sexta-feira, 15/06/2018 - 16h04

São João de São Luís é destaque nacional em publicação do Ministério do Turismo

Em matéria divulgada no site oficial, órgão federal exalta a riqueza e diversidade da cultura popular da capital, com ênfase para o bumba meu boi

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 Bumba meu boi foi o destaque da publicação do Ministério do Turismo

O São João de São Luís, festa que começa nesta sexta-feira (15) e prossegue até o dia 1º de julho em diversos espaços da capital, ganhou destaque nacional por meio do site do Ministério do Turismo. A página do órgão federal na internet ressaltou as belezas das principais manifestações folclóricas maranhenses, com destaque para o bumba meu boi e seus sotaques, bem como a participação popular dos ludovicenses nos folguedos juninos. 

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, destaca que a gestão do prefeito Edivaldo tem investido fortemente no turismo para alavancar essa área na capital maranhense. "A Prefeitura tem realizado ações de divulgação da nossa maior festa em outros estados brasileiros a exemplo de São Paulo, Paraná e Pará, somente neste ano. Por aqui, fizemos cursos e um grande evento voltado para a nossa gastronomia e promovemos a nossa cultura popular por meio de ações como as do programa Reviva, que conta a nossa história ambientada no Centro Histórico. São várias vertentes em que apostamos para tornar São Luís cada vez mais procurada, para resultar em geração de renda e lucro para a cidade. As consequências de tudo isso é o reconhecimento nacional da nossa cultura como, neste caso, em matéria do Ministério do Turismo", explicou Socorro Araújo.

A matéria publicada no site do Ministério do Turismo aborda a riqueza e diversidade da cultura maranhense, em espacial o bumba meu boi. "O bumba meu boi é o carro-chefe do São João de São Luís. São mais de 100 grupos subdivididos no que o maranhense denomina de 'sotaque', que envolve variações de ritmos, indumentária e instrumentos musicais. Os 'bois' são integrados por pessoas da comunidade que passam o ano trabalhando em trajes ornamentados com incríveis bordados feitos a mão", diz um trecho da publicação. 

Nas redes sociais, o Ministério do Turismo também destacou o vídeo produzido pela Prefeitura de São Luís que mostra as ruas do Centro Histórico cobertas com as bandeirinhas de São João. 

Os festejos juninos na capital têm sido destaque na mídia nacional. Em maio, o jornal O Estado de São Paulo também publicou uma matéria ressaltando a festa popular. A matéria, escrita pelo jornalista Murilo Busolin, destacou o São João de São Luís como um dos mais animados do Brasil. O bumba meu boi estrelou a matéria, de quatro páginas, que também falou sobre a gastronomia, as opções de lazer e o entorno da capital maranhense. O Centro Histórico também recebeu atenção especial no texto, mostrando a todos o potencial turístico de São Luís.

DIVULGAÇÃOMercadão de São Paulo ganhou cores e ritmos com a divulgação do São João de São Luís

O reconhecimento por parte dos veículos de comunicação - oficiais ou não - é decorrente de ações implementadas pela gestão do prefeito Edivaldo desde o início de sua gestão. Para se ter uma ideia, apenas este ano, a gestão municipal levou apresentações culturais para a cidade de São Paulo, no sentido de incentivar a visita a São Luís durante o período junino. Em seguida, foi a vez de agentes de turismo do Paraná terem mais contato com a cultura ludovicense, tornando mais fácil a venda do destino São Luís para o público.

No mês de maio, foi a vez do Pará receber apresentações culturais que partiram de São Luís (por meio do Trem da Vale) e seguiram por duas grandes cidades daquele estado - Marabá e Parauapebas. A escolha de São Paulo e do Pará, neste ano, para a divulgação do São João, se deve ao fato desses serem os estados que mais enviam turistas para a capital maranhense, segundo pesquisas da Setur.

Além da divulgação presencial, a secretaria também trabalha a imagem de São Luís de forma virtual, por meio das redes sociais Facebook (Turismo São Luís), Twitter (@turismosaoluis) e Instagram (@turismo.saoluis) e também com o aplicativo Turismo São Luís, disponível para Android e IOS, onde todos podem acessar informações para conhecer da melhor forma a Ilha do Amor.

 Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem