agencia

Notícias

Sábado, 16/06/2018 - 13h04

Prefeitura, Cooking Escola de Culinária e empresa Verdejar fazem ação de plantio de muda no Cohajap

Parceria da gestão do prefeito Edivaldo com empresas da iniciativa privada visa recuperar e embelezar áreas urbanas da cidade

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Espaço será cuidado pela população em parceria com a escola de culinária e o poder público municipalA Prefeitura de São Luís realizou neste sábado (16) uma ação de plantio no bairro Cohajap, em parceria com a Cooking Escola de Culinária do bairro e empresa Verdejar. O objetivo é, por meio de parcerias com a iniciativa privada, aumentar o número de áreas plantadas na cidade, contribuindo para o paisagismo urbano com o embelezamento de canteiros centrais, rotatórias, calçadas e outros pontos da cidade, garantindo mais qualidade de vida para a população.

Foram plantadas, na horta urbana feita sobre pneus, mudas de sálvia, tomate-cereja, alecrim, capim-limão, tomilho, hortelã, vinagreira e manjericão. O plantio foi feito em um trecho da Avenida Principal do bairro Cohajap.

A Prefeitura de São Luís entregou a área totalmente capinada, limpa, removeu o lixo acumulado ao longo da avenida e forneceu os materiais necessários para o ajardinamento do local, incluindo o adubo feito a partir da compostagem do resíduo de poda que é processado no pátio de compostagem do Aterro da Ribeira, em São Luís.

Agora cabe à Escola Cooking a manutenção do paisagismo da área, fazendo a capina e a poda das plantas, conforme cronograma indicado pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Outro objetivo da ação é fortalecer o senso de comunidade por meio do envolvimento dos moradores dos bairros com a limpeza urbana.

O plantio faz parte de uma série de ações do tipo que serão desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís nos próximos meses. A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informou que este tipo de parceria tem impactos diretos no sistema de limpeza urbana da cidade. "O serviço de capina e paisagismo tem um investimento muito elevado para o poder público, mas bem mais baixo para a iniciativa privada. Então, neste tipo de ação, a Prefeitura entrega a área totalmente pronta e a expertise para que o parceiro privado possa manter o ajardinamento. Com isso ganha toda a população de São Luís", destaca.

PARCERIA REGULAMENTADA

A parceria é possível por causa do programa de Adoção de Áreas, instituído pela Lei Municipal nº 4.821, de 23 de julho de 2007, e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 45.318, de 21 de maio de 2014. É uma iniciativa da Prefeitura de São Luís que tem como finalidade as atividades de construção, conservação, manutenção, paisagismo, bem como a restauração e/ou remodelação de mobiliários urbanos nos logradouros públicos do município de São Luís, tais como praças, parques, canteiros centrais, áreas verdes, áreas de conservação ambiental e chafarizes.

A sócia-proprietária da Cooking Escola de Culinária, Priscilla da Silva, acha importante o ajardinamento da cidade. "Hoje estamos vivendo esse resgate do verde na cidade. Isso integra os moradores por ser algo de uso comum dos moradores da região. Eu acho extremamente importante arborizar e ajardinar a cidade. Pessoalmente é algo que eu defendo também", afirmou.

Além da parceria já efetivada com a Escola Cooking já estão em processo de implantação parcerias com outras empresas de São Luís para garantir que o trabalho chegue aos mais diversos pontos da cidade como as avenidas dos Holandeses, Jerônimo de Albuquerque e Daniel de La Touche.

A empresa Verdejar foi outra parceira da ação. A empresa deu todas as instruções técnicas sobre espécies para plantio, o plantio propriamente dito e instruções sobre manutenção das espécies. O intuito é que a área vire uma horta comunitária para que todos os moradores tenham acesso a ervas para o preparo de alimentos e chás. Além disso, o engenheiro agrônomo Eduardo Sobral esteve à disposição dos moradores do entorno durante todo o plantio, tirando dúvidas sobre como ter um espaço verde em casa e os benefícios que ele traz para o ambiente.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem