agencia

Notícias

Domingo, 17/06/2018 - 10h13

Arraial da Maria Aragão abre espaço para ação de conscientização contra trabalho infantil

O Arraial Junino Contra o Trabalho Infantil faz parte da programação especial deste mês, em alusão ao 12 de Junho - Dia Mundial de Luta contra o Trabalho Infantil

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Integrantes do Serviço de Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura se apresentaram no Arraial da Maria AragãoA alegria e beleza dos ritmos, danças e cores tiveram um apelo especial na tarde deste sábado (16), quando 183 pessoas entre adolescentes e crianças de oito grupos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) subiram ao palco do Arraial da Maria Aragão - que integra o São João de Todos, parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado - para alertar sobre a prática ilegal que é o trabalho infantil. O Arraial Junino Contra o Trabalho Infantil é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e Cultura  (Secult).

A secretária da Semcas, Andréia Lauande, destacou que a  festa foi de sensibilização. "Muito bonito ver como as comunidades do São Raimundo, João de Deus, Cidade Operária, Estiva, Janaína, Liberdade e Bairro de Fátima, se preparam para as apresentações. Eles intensificaram o que já acontece todo dia no SCFV e, além de deixar a Maria Aragão ainda mais bonita, vieram chamar a atenção das pessoas, sobre essa chaga que é o trabalho infantil", ressaltou a gestora.

Com apresentações de carimbó, quadrilha, tambor de crioula, cacuriá e bumba meu boi, os participantes mostraram a riqueza da diversidade cultural do estado, através de um trabalho desenvolvido nos 20 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e através de 58 instituições da sociedade civil conveniadas com a secretaria. O SCFV atende anualmente cerca de cinco mil pessoas entre idosos e crianças.

"O Arraial da Maria Aragão além ser palco para as manifestações culturais e artistas, berço de entretenimento, também serve para mobilizar e conscientizar sobre uma temática tão importante, contra o trabalho infantil. Por isso, damos total apoio a esta ação da Semcas e estaremos reforçando a campanha durante todos os dias de evento", enfatizou o secretário municpal de Cultura, Marlon Botão.

Domingas Frazão, 72 anos, uma das brincantes do Carimbó do SCFV do Cras Vinhais, já frequenta o grupo há quatro anos e ressalta a relevância do trabalho desenvolvido pela instituição. "Esse trabalho é muito importante tanto para nós, idosos, como para os jovens e as crianças. Eles não medem esforços para nos envolver em atividades e hoje estamos aqui para lembrar para as pessoas que lugar das crianças é na escola e participando de grupos de convivência como o do Vinhais".

O Arraial Junino Contra o Trabalho Infantil faz parte da programação especial do mês de junho em alusão ao 12 de Junho - Dia Mundial de Luta contra o Trabalho Infantil. Além da apresentação na praça, a programação inclui diversas atividades que se estendem até o dia 30 de junho. São palestras em escolas públicas, panfletagem em arraiais juninos e roda de diálogos em Órgãos Públicos, com o objetivo e sensibilizar a sociedade sobre esse grave problema que prejudica o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. As ações são desenvolvidas em parceria com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Estado do Maranhão e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem