agencia

Notícias

Terça-feira, 19/06/2018 - 15h41

Prefeitura reúne gestores escolares em palestra sobre migração de dados do Sislame para o Educacenso

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura reúne gestores escolares em palestra sobre migração de dados do Sislame para o Educacenso
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretária Municipal de Educação (Semed), reuniu, semana passada, gestores escolares e funcionários da Secretaria, na sede da Semed, no São Francisco, para esclarecer a migração dos dados educacionais inseridos no Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar (Sislame), para o Educacenso. O prazo da transferência de dados vai até o dia 24 de junho.

Com o processo de migração, os dados que as escolas já inseriram no Sislame, tecnologia de modernização e simplificação do trabalho administrativo, serão exportados para o Educacenso, poupando assim o retrabalho das escolas, como explica o coordenador do Sislame na Semed, Thyago Moraes. "Esse processo visa um salto de qualidade nas informações que são repassadas pela Secretaria para o Educacenso. Sabemos que o Censo é a base do Governo Federal para todos os repasses de recursos e também para as estatísticas que são acessadas por todo o Brasil. Então a forma como declaramos as informações de turmas, alunos e docentes ao Educacenso deve sempre ser cuidadosa e fidedigna", pontuou.

O Educacenso é um sistema informatizado de levantamento de dados do Censo Escolar. Ele utiliza ferramentas web na coleta, organização, transmissão e disseminação dos dados censitários, mediante o cruzamento de informações de quatro cadastros de dados: escola, turma, aluno e profissional escolar.

Para a gestora Kennia Melonio, da U.E.B. João de Souza Guimarães, o processo ganhará mais agilidade. "Essa migração é importante por vários aspectos, principalmente na questão da agilidade no trabalho, com um processo bem mais rápido e fácil. Outro ponto essencial foi a atenção dada aos gestores para que todos se familiarizassem o mais rápido possível com o novo sistema".

APLICATIVO

O INEP disponibilizou uma versão portátil de inclusão da localização, por meio de um aplicativo para usuários de Android e IOS: o "Censo Localiza", que deve ser baixado pelo gestor escolar, devendo acessá-lo na própria escola para marcar a localização (latitude e longitude) com maior precisão.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem