agencia

Notícias

Quarta-feira, 20/06/2018 - 09h35

Prefeitura de São Luís capacita público da rede socioassistencial em curso de corte e costura

Evento de encerramento teve desfile de roupas confeccionadas pelos participantes, pessoas atendidas pelo Cras, Creas e Casa do Bairro

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Integrantes da capacitação escolheram as peças apresentadas no desfileUm desfile especial reuniu jovens e idosos que participaram do curso de Corte e Costura promovido pela Prefeitura de São Luís. Na passarela, eles mostraram diversas peças de vestuário confeccionadas por mãos habilidosas. O evento, realizado na tarde de terça-feira (19), no Convento das Mercês, Centro Histórico, reuniu os 23 alunos da capacitação, além de professores e familiares.Vestidos, macacão, saias (reta e godê), calça (reta e pantalona) e colete estavam entre as roupas produzidas e mostradas no desfile. Além de vestuários, os alunos produziram ainda sacolas e itens de decoração e artesanato.

Coordenado pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), o ciclo de capacitações atende o público da rede socioassistencial do município. O) curso teve parceria com o Governo do Estado, por meio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), e da Cemar.

"O objetivo da ação é possibilitar que este público se insira no mercado de trabalho, seja estimulado para a autonomia e tenha valorizado seu potencial criativo, elevando, assim, a autoestima. É mais uma das importantes atividades que a gestão do prefeito Edivaldo disponibiliza para o público das unidades de assistência e vamos prosseguir para que mais pessoas venham participar e se qualificar", pontuou a secretária adjunta da Semcas, Nazaré Garcêz, que no evento representou a titular da pasta, Andréia Lauande. 

No evento de encerramento, todos mostraram que o aprendizado vai somar para suas vidas. É o que pensa a aposentada Aldenora Santos Soeiro, 57 anos, moradora do Centro. Ela conta que fazia pequenos reparos à mão e o curso ampliou seus conhecimentos. "Eu gostei demais. Além de aprender mais coisas, encontrei colegas que fiz em outros cursos que participei. O que aprendi vou fazer para vender e também para mim e minha família", diz ela, que já fez curso de artesanato, artes, crochê e bordado.

PEÇAS

O estudante Josué dos Santos durante desfile do curso de Corte e Costura

Com apenas 16 anos, o estudante Josué dos Santos pensa em ir mais além com o que aprendeu na capacitação. "Já gosto de costurar e agora, quero ampliar esse conhecimento. Pretendo me aprofundar na costura e fazer mais peças", disse o jovem. A próxima etapa de cursos está em elaboração e vai contemplar o público da área Itaqui-Bacanga.

No curso, os alunos aprenderam a desenhar o molde, cortar e costurar, fazer acabamentos e colocar a criatividade para funcionar. As peças usadas durante o desfile foram produzidas e escolhidas pelos próprios participantes. Com duração de dois meses e meio, a capacitação oportunizou o aprendizado a moradores da área do Centro e adjacências, atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Casa do Bairro, entidades mantidas pela Prefeitura.

Após o desfile, os alunos foram presenteados com um kit de costura contendo agulha, linha, régua, fita métrica e outros itens para serem usados em reparos de peças. "A ideia é que possam iniciar uma atividade a partir do que aprenderam e ter uma alternativa de fonte de renda", reforça a adjunta da Semcas, Nazaré Garcêz. Todos os participantes receberam certificado. No encerramento, confraternizaram em coffe break de comidas típicas juninas e se divertiram ao som do autêntico forró pé-de-serra. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem