agencia

Notícias

Quinta-feira, 21/06/2018 - 09h28

Ritmo característico nordestino, o forró é uma das grandes atrações do Arraial da Maria Aragão

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Arena do Forró é uma das grandes atrações do Arraial da Maria Aragão

O forró "pé de serra" é o estilo musical oficial da Arena do Forró, uma das grandes atrações do Arraial da Maria Aragão, no "São João de Todos", realizado pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado. A programação no espaço conta com shows ao vivo de artistas e bandas maranhenses que animam o público com composições do Rei do Baião e outros autores de músicas populares do Nordeste brasileiro. O show da banda Forró Sacode foi outra grande atração da noite de quarta-feira (20) no arraial. A festa segue até o dia 1º de julho, com programação diária das 18h à 01h.

"O forró é um símbolo da alegria e da musicalidade do nosso povo e não poderia deixar de ser prestigiado na programação junina promovida pela Prefeitura junto com o Governo do Estado. É só ouvir um bom forró, que a gente começa logo a se mexer. Não tem como resistir. O convite está aberto para todas as famílias ludovicenses virem dançar um arrasta pé aqui na Arena do Forró, que vai funcionar todos os dias até 1º de julho", enfatiza o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

Conta a lenda que o pai de Luiz Gonzaga fazia festas na região do Araripe (Pernambuco), conhecida por ser serrana e montanhosa, por conta disso, os frequentadores da brincadeira tinham que subir as serras, ocasião em eram chamados de "pés-de-serras", apelido que culminou com o batismo do ritmo em "pé-de-serra", ou popularmente como é conhecido hoje, o "forró pé-de-serra".

Na quarta-feira (20), quem comandou o arrasta-pé na Arena do Forró foram as bandas Forró do Rui Mario e o Trio Mulundus. Cada grupo teve duas horas de apresentação para mostrar o repertório cheio de homenagens a mestre como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, João do Vale e outros. 

Tony Penha, do Forró Rui, elogiou a organização do arraial que ampliou o espaço destinado ao forró, com a criação da Arena. "Ficou excelente, mais arejado. Temos que valorizar o que é bom e é isso que o forró pé-de-serra, o forró de raiz, é, bom. Somos filhos de músicos que adoram esse ritmo e não poderíamos ser outra coisa, a não ser músicos que exaltam esse estilo", afirmou.

O nome do Trio Mulundus é inspirado no festejo de Vargem Grande que dedicado a São Raimundo dos Mulundus, segundo o cantor Luiz Eduardo Moraes. O repertório do grupo também é essencialmente "pé-de-serra". Com cinco anos de estrada, a banda tem percorrido os principais arrais de São Luís para mostrar o talento. 

DANÇA E CONFORTO EM UM SÓ LUGAR

Ao lado da Arena, os fãs de forró podem repor a energia em uma espécie de praça gastronômica montada pela Prefeitura de São Luís ao longo do espaço. "Os pequenos comerciantes que atuam nela não pagam qualquer imposto ao Município. O prefeito Edivaldo isentou a todos de qualquer cobrança de taxa", destaca José de Ribamar Moraes, coordenador de Eventos da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

O casal de maranhenses Ana Rita Ferreira e Antônio José Ferreira estiveram especialmente na arena para dançar e curtir o "São João de Todos". "Vim hoje (quarta-feira) justamente porque sabia que a noite tinha várias atrações do forró pé de serra, genuíno. Gostei de tudo o que tocou e vou retornar outras vezes", afirmou a dona-de-casa.

Além da Arena, o público também pode "arrastar o pé" em frente ao palco principal da Maria Aragão, ao som da banda Forró Sacode, que tem 17 anos de estrada e cuja trajetória começou no Ceará. O cantor Tony Guerra e outros vocalistas do grupo animaram os fãs com composições como: "A Nossa História", "Stop" e "Não desligue o Telefone".

PROGRAMAÇÃO

A Dança Portuguesa Lusiadas de Évora abre os trabalhos nesta quinta-feira (21), seguida das apresentações de Cacuriá do Jhon, Companhia Batuk e Show com o Grupo Folia de Três. Os grupos de bumba boi Encanto de São Cristóvão (Orquestra), União da Baixada (Baixada) e São José de Ribamar (Matraca) fecham a noite. Forró Bom Demais e Forró do Cabo Zé fazem a alegria do público na Arena do Forró.

Já na sexta-feira (22), as apresentações ficam por conta do Tambor de Crioula Maracrioula, Dança Portuguesa Império de Lisboa, Quadrilha Asa Branca, Show com o Grupo Lamparina, Boi da Baixada de Apolônio, Cacuriá de Dona Tetê e Boi de Orquestra de Axixá. Na Arena do Forró, Zeca Melo e banda é quem vai comandar o ritmo.

                               Acesse aqui galeria de imagens