agencia

Notícias

Sábado, 23/06/2018 - 11h03

Prefeitura de São Luís reforça combate ao Aedes aegypti com ações integradas na região do Cohafuma

As atividades foram executadas ao longo da semana no Cohafuma e bairros adjacentes e tiveram culminância neste sábado (23) envolvendo várias secretarias

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A ação incluiu abordagens educativas com a distribuição de folders informativos aos moradores da área

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, realizou neste sábado (23) mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. Desta vez, as atividades foram concentradas no bairro Cohafuma e comunidades do entorno. Durante toda a manhã, diversos serviços de saúde e limpeza foram realizados na região para coibir a proliferação do mosquito e evitar o surgimento de casos de dengue, zika vírus e febre chikungunya. 

O objetivo do trabalho, incentivado pelo prefeito Edivaldo, é por meio de ações integradas promover a conscientização da população sobre o assunto. Além do Cohafuma e do Recanto dos Vinhais, outros bairros da cidade já receberam a ação. O trabalho já foi realizado no Vinhais, Planalto Vinhais I e II e Vila Menino Jesus de Praga, entre outros.

No Cohafuma  as ações começaram a ser desenvolvidas ainda no início da semana com a execução de serviços de limpeza, com capina, roçagem e coleta de bagulhos volumosos; visitas domiciliares, com aplicação de larvicida e recolhimento de amostras para estudo; e ações educativas, com palestras em escolas da área. No sábado (23), foi feita a chamada culminância do trabalho com a concentração dos serviços de vacinação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil.

Segundo o coordenador do Programa de Prevenção à Dengue e Arboviroses, Pedro Tavares, ao longo da semana foram realizadas cerca de 2.800 visitas domiciliares para inspeção da presença de criadouros do mosquito. "Durante as visitas, os agentes de controle de endemias realizaram ações educativas, informando a população sobre os cuidados para evitar o surgimento de focos do mosquito, também foi feita a aplicação de larvicida e o carro fumacê circulou pelas ruas do bairro", informou.

VACINAÇÃO

Na culminância da ação, no sábado (23), também foram oferecidos à população serviços na área da atenção básica, como vacinação contra doenças como febre-amarela, meningite, gripe e vacinação de cães e gatos.

Aparecida Coelho, moradora do Cohafuma, aproveitou para atualizar a carteira de vacinação do filho e falou da importância da ação. "Quando a Prefeitura coloca a vacinação em um local do nosso bairro, facilita porque durante a semana a gente está na correria do trabalho. Com a divulgação feita ao longo da semana a gente consegue se programar para vir. Eu acho importante essa campanha porque atinge diretamente os bairros que precisam deste tipo de serviço", afirmou.

LIMPEZA URBANA

Os serviços de limpeza urbana também foram intensificados durante a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. A capina e roçagem foram realizadas em mais de 50 ruas do entorno do Cohafuma, Vila Progresso e Jardim Progresso. Além disso, ao longo de todo o dia as caçambas do bota fora circularam pelo bairro recolhendo o chamado entulho volumoso: móveis e eletrodomésticos sem utilidade, restos de entulho, poda e capina domésticas. O Cidadão Limpeza também esteve na ação, conversando com a população sobre o descarte ambientalmente adequado do lixo domiciliar e o uso dos Ecopontos.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância do combate ao mosquito em São Luís. "A ação desta semana no Cohafuma é a continuidade da campanha iniciada no Vinhais em abril e que será realizada em diversos bairros de São Luís para coibir a proliferação do mosquito. É uma ação importante para garantir a saúde pública na nossa cidade", afirmou.

O  mutirão de atividades e serviços incluem ainda a realização de palestras educativas em escolas, com teatro de bonecos. As palestras, que abordam as formas de prevenção às arboviroses e visam à conscientização dos estudantes acerca do problema, são promovidas por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Na área do Cohafuma, escolas como a Unidade Básica de Educação (U.E.B.) Oliveira Mata Roma participam das atividades.

REDUÇÃO DE CASOS

A ação colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo em vários bairros da cidade e que integram várias secretárias, tem apresentado resultados positivos. Nos primeiros cinco meses deste ano, houve redução de aproximadamente 50% no número de casos de dengue notificados no município, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), de janeiro até a primeira semana de junho de 2017 foram notificados 650 da doença, enquanto em 2018, no mesmo período, este número caiu para 324.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem