agencia

Notícias

Domingo, 24/06/2018 - 11h26

Arraial da Maria Aragão atrai multidão de pessoas em mais uma noite de festa

O São João de São Luís é promovido pela Prefeitura e Governo do Estado e vai até o dia 1º de julho

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Programação do Arraial da Maria Aragão atrai grande público na noite deste sábado (23)

Quando os primeiros acordes de "Morango do Nordeste" ecoaram pela Praça Maria Aragão, por volta da meia noite, uma multidão de pessoas abrilhantava mais a festa ocupando todos os espaços da praça e arredores.Uma das atrações do sábado (23), o cantor Lairton embalou visitantes e turistas com antigos e novos sucessos. Foi a primeira vez que o artista se apresentou no palco do arraial na Praça Maria Aragão. O São João de Todos é promovido pela Prefeitura de São Luís e pelo Governo do Estado e vai até o dia 1º de julho..

Lairton e manifestações folclóricas da programação do arraial foram transmitidas ao vivo e para os estados do nordeste por meio do Programa "São João do Nordeste", da Rede Globo. O programa registrou as brincadeiras e a reação de quem se divertia com as atrações do Arraial da Praça Maria Aragão.

O cantor Lairton manifestou sua satisfação de estar participando da festa. "O público é sempre muito carinhoso comigo. Por isso que a música 'Morango do Nordeste' não pode ficar de fora do repertório. É muito bom também participar das festas juninas no Maranhão e homenagear amigos meus compositores da terra", destacou o cantor, que também brindou os fãs com 'Paixão Desenganada', lançada ano passado, além de novas composições que estão no novo CD de sua autoria.

Enquanto relembrava antigos sucessos, Lairton recebia lenços pequenos e cartões do público. O cantor também fez questão de saudar uma plateia especial ao lado do palco formada por pessoas da terceira idade e com deficiência física. Além de acompanhar o músico em todas as letras executadas ao longo das duas horas de show, os fãs registraram tudo por telefone celular, tirando fotos ou gravando vídeos.

"É para não esquecer. Gosto muito das letras do Lairton. Ele é muito romântico e muito simpático", destacou Ana Maria Mota, que assistia à apresentação na lateral do palco do arraial da Maria Aragão.

Também passaram pelo palco do arraial o tambor de crioula Arte Nossa, o Boi Unidos de Santa Fé (baixada), o Grupo Alternativo Novilho Branco, o Boi de Nina Rodrigues (orquestra) e o Boi da Maioba (matraca).

SÃO JOÃO DO NORDESTE

"Milhares de pessoas vieram curtir as danças folclóricas e o som de Lairton aqui no Arraial da Maria Aragão. A transmissão ao vivo feita para o São João do Nordeste, da Rede Globo, para todos os nove estados da região, mostra que estamos no caminho certo. Toda essa visibilidade é fruto de um trabalho conjunto para projetar o São João de São Luís para o Brasil e para o mundo", destacou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

Além da gravação das apresentações nos palcos do arraial, brincantes e visitantes também foram saudados pela influenciadora digital Thaynara OG, conhecida pelo público por meio das redes sociais como o Snapchat, o Instagram e o Youtube, que fez com que sua desenvoltura chamasse a atenção do país inteiro e a tornasse uma das personalidades digitais mais conhecidas no Brasil.

"Como todo maranhense, sou apaixonada por São João. Nosso folclore é realmente diferente do resto do país. Desde a escola, sempre brinquei, festejei e dancei muito nessa época. Estar aqui, na Praça Maria Aragão, véspera de São João, é muito especial para mim", declarou Thaynara OG.

DIA DE SÃO JOÃO

No Arraial da Maria Aragão, a comemoração junina do dia 24 terá o show "Feita na Pimenta", com Alexandra Nicholas, que trará para o público repertório formado por forró dos anos 70 e 80 e composições de Zeh Rocha, João Lyra, Paulo Cesar Pinheiro, Marco Dualibe, Cesar Nascimento, Betto Pereira e Zeca Baleiro.

Por sua vez, a plataforma de apresentação do arraial trará o Boi Costa de Mão de Rama Santa, o Boi de Orquestra Brilho do Amanhecer, o grupo Alternativo Companhia Pirilampo, Boi de Orquestra Mimoso de São Bento e Boi de Matraca da Pindoba. Na Arena do Forró, Raimundinho e Forró Pé No Chão e Trio Mandacaru fazem o arrasta-pé.

Ainda na programação dia 24, tem o show de Chico Nô e Zé Paulo, intitulado "Visões de Lampião", que fará uma mistura bem popular de ritmos como o xote, o xaxado e o baião. A proposta é levar ao visitante do arraial o melhor do forró pé de serra".

Na segunda-feira (25), a Dança do Boiadeiro Encanto de Alcântara inicia as apresentações da noite, seguida dos bois da Fé em Deus (zabumba), União da Vila Mauro Fecury (baixada), Lendas e Magia (orquestra) e da Madre Deus (matraca), além do show Iluguerê e da Companhia Sotaque de Imperatriz. A Arena do Forró dança ao som de Kambada do Forró e Trio Mulundus.

COMIDAS TÍPICAS

Torta de camarão, arroz de cuxá, patinha de caranguejo, pescada frita, além de guloseimas como mingau de milho, canjicas e cocadas, fazem parte das festas juninas tanto quanto as próprias manifestações culturais da época. Como não poderia deixar de ser, no Arraial da Maria Aragão há oito restaurantes oferecendo esses pratos à frequentadores habituais e turistas.

"Nosso cardápio obedece religiosamente aos pratos tradicionais servidos no São João do Maranhão, o arroz de cuxá e a torta de camarão são os que têm maior saída", informa Soraia Gonçalves, proprietária de um dos restaurantes que participam do arraial. "Tudo tem boa saída. E já é assim desde que trabalho no arraial, onde tenho mais de 10 anos no comércio de alimentos", acrescenta Aparecida Muniz, que além dos pratos típicos oferece quitutes como bolos, tortas frias, brigadeiros, canjica e mingau de milho.

Acesse a galeria de imagens desta reportagem