agencia

Notícias

Segunda-feira, 25/06/2018 - 09h14

Dia de São João é festejado no Arraial da Maria Aragão em noite repleta de atrações

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Dia de São João é festejado no Arraial da Maria Aragão em noite repleta de atrações

O Arraial da Maria Aragão, que este ano completa 15 anos, é um grande sucesso de público com belas apresentações folclóricas no São João de São Luís 2018, promovido pela Prefeitura e Governo de Estado. No domingo (24), dia do santo que empresta o nome às festas juninas, novamente a praça registrou um grande público. A estimativa da Polícia Militar do Estado e organizadores, é que o público que prestigiou a noite de homenagens ficou em torno de 18 mil pessoas .

No Dia de Louvação a São João, brincantes e frequentadores do arraial fizeram justas homenagens com shows concorridos e toadas comandadas pelos grupos de bumba meu boi Costa de Mão de Rama Santa, Boi Brilho do Amanhecer (orquestra), Mimoso de São Bento (orquestra) e Boi da Pindoba (matraca). A programação também contou com apresentação da Dança Country Estrela do Magril e Companhia Batuk.

Segundo o aspirante Henrique, do 9º Batalhão da PM-MA - responsável pela operação no domingo - em fins de semana, o local recebe entre 15 e 30 mil pessoas, dependendo do evento. De segunda a quarta-feira, a média de público é de cinco a dez mil frequentadores.

"A segurança ostensiva no arraial, tanto no quantitativo de viaturas quanto a pé, tem sido garantida pela PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Municipal e segurança privada", informou o aspirante Henrique.

COSTA DE MÃO 

O primeiro sotaque a pisar no palco das manifestações culturais da Maria Aragão na noite de domingo foi o Costa de Mão, representado pelos brincantes do Bumba Meu Boi de Rama Santa, do município de Cururupu. A expressão (também há os sotaques de matraca, zabumba, baixada e orquestra) é a grande homenageada desse ano, por seu valor cultural e luta dos grupos do ritmo na preservação da brincadeira.

O cantador e artesão, João Diocleciano Abreu, o Canário Contador, conta um pouco da história do grupo. "Para que não acabe o sotaque de costa de mão fazemos um trabalho de conscientização. A brincadeira vem sendo passada de pai para filho, por isso chegamos hoje aos 94 anos, e 140 integrantes", revela.

O Canário Contador diz ainda que a Associação Recreativa Bumba Meu Boi de Rama Santa é a representante legitima do sotaque em todo o Maranhão. E que os grupos de costa de mão que existem na Ilha de São Luís foram criados por pessoas que vieram de Cururupu para a capital.

Além do Rama Santa, a cidade de Cururupu também é sede de outros bois costa de mão, como o Boi Brilho de Areia Branca e o Boi da Soledade. A particularidade da brincadeira é que os integrantes, em geral, são quase todos familiares. "O meu filho Valdiomar Dioclecio, o Didi, é o presidente do boi. A minha filha, Juliana Abreu, é a coordenadora do grupo feminino; e a bordadeira é minha esposa, Maria Luísa", afirma o cantador.

SHOWS

A programação do domingo (24), presentou o público do Arraial da Maria Aragão com os shows "Feita na Pimenta", com Alexandra Nicholas, e "Visões de Lampião", com Chico Nô e Zé Paulo, que fizeram uma mistura bem popular de ritmos como o xote, o xaxado e o baião.

A apresentação "apimentada" de Alexandra Nicholas encantou os fãs e turistas com um repertório recheado de forrós dos anos 70 e 80 e composições de Zeh Rocha, João Lyra, Paulo Cesar Pinheiro, Marco Dualibe, Cesar Nascimento, Betto Pereira e Zeca Baleiro.

Por sua vez, o Chico Nô e Zé Paulo e suas "Visões de Lampião" embalaram os ludovicenses com homenagens da dupla aos sotaques matraca, baixada, zabumba e orquestra. O show também apresentou a diversidade cultural do estado por meio de canções de compositores locais. Na Arena do Forró, os fãs do ritmo dançaram ao som de Raimundinho e Forró Pé No Chão e Trio Mandacaru.

PROGRAMAÇÃO 

Na segunda-feira (25), estará na programação do arraial a Dança do Boiadeiro Encanto de Alcântara, Boi de Zabumba da Fé em Deus, Boi da Baixada União da Vila Mauro Fecury I, Boi de Orquestra Lendas e Magia, Companhia Sotaque de Imperatriz e Boi de Matraca da Madre Deus. O show da noite será com o grupo Iluguerê. Na Arena do Forró, terá apresentação das bandas Forró Pé de Moleque e Trio Mulundus.

A terça-feira (26) de São João promete também ser muito animada com as apresentações da Dança do Caroço Tremembés, Dança Portuguesa A Arte e Beleza de Portugal, Grupo Alternativa Piaçaba, Boi de Orquestra Lírio de São João, Boi de Matraca de Miritiua e Boi de Orquestra Juventude de Miranda do Norte. O show de Thais Moreno e banda promete levantar o público e, na Arena do Forró, quem comandará os frequentadores será Andrezinho e Os Brotos do Forró e Forró do Rui Mario.

                                      Acesse aqui galeria de imagens desta reportagem